Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

Paralisação de caminhoneiros continua e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

Compartilhe essa matéria:

Paralisação de caminhoneiros continua no seu sétimo dia e petroleiros ameaçam greve contra eventual privatização e contra os preços do gás e dos combustíveis. 

 

      Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização      Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

 

Pelo sétimo dia seguido, caminhoneiros continuam nas manifestações pelo país, bloqueando as rodovias. Mesmo após o governo e representantes da categoria assinarem o acordo, na noite do dia 24/05, que prevê uma trégua nas manifestações por, pelo menos, mais 15 dias. Em troca, a Petrobras garante manter a redução de 10% no valor do diesel nas refinarias por 30 dias, enquanto o governo estuda maneiras de reduzir os preços. Porém, a Petrobrás só custeará esse desconto, estimado em R$ 350 milhões, nos primeiros 15 dias. Os outros 15 dias serão custeados pela União.

Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização  Os efeitos dessas manifestações fizeram com que a população sofresse tanto com a falta de estoque de muitos produtos nos supermercados, como de terem que pagar por outros, muitas vezes, um valor acima do que o habitual.

Além disso, o número de carros nas ruas reduziu, já que a maioria dos postos de combustível não têm como atender à população, pois o produto está em falta e ainda não receberam estoque.

O mesmo tem ocorrido com as empresas de ônibus e BRT, no Rio de Janeiro, que tiveram o número de sua frota reduzida, para que não viessem a ficar totalmente zerados de combustível e conseguissem operar até ser normalizado o abastecimento.  

 

Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

 

 

Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

Outro setor que sofreu com o impacto com a greve dos caminhoneiros, foram os aeroportos. Segundo a Infraero, 14 aeroportos, que são sob sua responsabilidade, ficaram sem combustível, no dia de ontem (26). Fazendo com que acionassem as forças de segurança para desobstruir as rodovias e, garantir que o combustível chegasse em alguns aeroportos.

A Infraero solicitou às empresas aéreas que verificassem antes de realizarem viagens, a disponibilidade de combustível nos aeroportos.

Alguns aeroportos receberam caminhões com combustível sob escolta, como os de: Distrito Federal, Recife, São Paulo e Tocantins. Pelo menos 101 voos em todo o País foram cancelados neste sábado.

 

Paralisação de caminhoneiros e petroleiros ameaçam greve contra a privatização

Ainda neste momento, está sendo anunciada greve nacional de “advertência” pelo petroleiros, cuja paralisação de 72 horas iniciará na próxima quarta-feira, dia 30/05/2018. A mobilização é liderada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados e pretende pressionar o governo federal a reduzir os preços do gás de cozinha e dos combustíveis. A greve também é uma manifestação contra a eventual proposta de privatização da Petrobrás e a gestão do presidente da empresa.

 

 

 

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: