PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto

PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais – Molho Pesto

Compartilhe essa matéria:

PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais – Molho Pesto é uma receita altamente nutritiva e visualmente apetitosa. As cores e aromas sao extasiantes.

PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto
Malvaviscos no pé

 

As PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, ainda pouco conhecidas são ricas em sabores, propriedades e texturas a ser explorado na culinária, e fazem parte das receitas de chefs consagrados. São cerca de dez mil no país com potencial comestível, dentre as quais podemos citar: araruta, bertalha, capeba, capuchinha, ora-pro-nobis, beldroeguinha, beldroegão, mavaviscos.

 

PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto
   Ora-Pro-Nobis

As PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais possuem nutrientes necessários ao corpo humano e, por este motivo, tem sido uma tendência crescente entre os adeptos de uma alimentação cada vez mais saudável.

 

Ingredientes:

 

PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto
Beldroeguinha

30gr Ora-pro-nobis
30gr Beldroeguinha
30gr Beldroegão
50gr de Malvaviscos (flores)
Limão (a gosto)
Pimenta Rosa (aroeira)
Azeite Extra virgem
2 dentes de alho
10gr alho Poro
Sal Marinho
Salsa, coentro, cebolinha a gosto.
1/2 Abacate

Junte as PANCs (menos as flores de malvavisco), 1/2 abacate, azeite, limão, alho poró, alho e os temperos verdes, bata tudo no liquidificador até virar uma pasta verde aromatica.
ponha num prato fundo, jogue a pimenta rosa por cima, decore com as flores de malvavisco nas bordas e ponha sal marinho, caso deseje.

PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto
Molho pesto de PANCs

É perfeito para servir com abobrinha crua, biscoitos e torradas.

Bom apetite!

(Receita de Jardins Comestíveis)

 

 

 

Ah!!! E quem são essas PANCs?

Ora-pro-nobis: rica em ferro, ajuda a curar anemia. Pode ser usada fresca ou seca e moída, no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional empregado no combate à desnutrição. Rica em mucilagem, contribue para o bom funcionamento do intestino. As folhas e flores são ingredientes de diferentes receitas de sopas, omeletes, tortas e refogados.

PANCs - Plantas Comestíveis Não Convencionais - Molho Pesto
Beldroegão

 

Beldroegão: rica em altos valores de ferro, potássio, cálcio, ferro, magnésio. Pode ser consumida crua em pequena quantidade ou cozida brevemente em água com azeite, complementando macarrão, recheio de tortas ou acompanhando carnes. 

Malvaviscos: as flores são indicadas para o tratamento de enfermidades das vias respiratórias: bronquites, catarro, laringite, pleurisia, tosse e tuberculose, tosse em crianças e idosos, incluindo tosses secas.

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias 🎤🎥
#comidavegana 🍽🥗🍒 #PANC #plantasalimentícias 🌺#nãoconvencionais #orapranobis 🌱 #saúde 🏋🏻‍♂️ #aroeira #plantasnutraceuticas 🥦

 

Jardins Comestíveis Não Convencionais estará presente no Maricá Mostra Cultura com Exposição de Orquídeas do dia 31 de maio, ao dia 3 de junho, das 9h da manhã as 22h, na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Na programação oficinas sobre PANC’s e seu teor nutricional.
Venha aprender com quem sabe, monte seu jardim comestível e fuja dos agrotóxicos.

Giuliano Nyabingui
Jardins Comestíveis Não Convencionais
WhatsApp 021 969687955
 
Parceria no projeto de bem estar do Mombak SPA que aplica diagnóstico e soluções do FENG SHUI , antiga técnica de harmonização de ambientes (MTC) e técnicas de cultivo e elaboração de jardins e/ou canteiros comestíveis em domicílio.

Andreia Santiago
Mombak SPA
021 996141123
andrewshantiom@gmail.com

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais – Molho Pesto

Comments are closed.