Palestra sobre religiões Afro-Ameríndias nesta quarta-feira
Maricá recebe nesta quarta-feira (21/08) a palestra “O Papel das religiões Afro-Ameríndias na cultura popular brasileira”
A palestra “O Papel das religiões Afro-Ameríndias na cultura popular brasileira” ocorre nesta quarta-feira, 21/08, às 18:00 h, na quadra do Joanna Benedicta Rangel, em Maricá. Assim, ela será ministrada por Luiz Antônio Simas, o Mestre em História. Sobretudo, esta palestra é aberta a estudantes e pessoas interessadas sobre as origens culturais do nosso país e a influência africana e indígena. Então, não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura. A quadra do Joanna Benedicta Rangel fica situada na R. Nossa Sra. do Amparo, 240 – Centro, em Maricá. A palestra será gratuita. Saber um pouco mais sobre a nossa cultura com alguém tão entendedor do assunto será engrandecedor. Venha participar!
Saiba mais sobre o autor e palestrante Luiz Antônio Simas
A saber, Luiz Antônio Simas é escritor, professor e historiador, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá. Sendo autor de 18 livros, ele é também um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira sob a ótica afro-ameríndia. Desta forma, em 2016, por conta de seu livro com Nei Lopes “Dicionário da história social do samba”, eles receberam o 58º Prêmio Jabuti. Sendo este o maior prêmio da literatura brasileira, eles foram premiados na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas.
Luiz foi também jurado do Estandarte de Ouro (o mais antigo e importante prêmio extraoficial do carnaval do Rio de Janeiro). E, foi também inspiração de enredos campeões como o da Mangueira deste ano.
Assim, no dia 30/08, também participará da abertura da Bienal do Rio, às 19 h, no palco do Café Literário. Desta forma, ele estará na mesa sobre as histórias da História do Rio de Janeiro. Sendo assim, junto com ele participarão também dois parceiros: Nei Lopes e Alberto Mussa.
Enfim, veja também: Dia D da Inclusão Social