Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem espectadores para o estande da Codemar

Compartilhe essa matéria:

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores

Novas oportunidades para investidores em Maricá através do Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária foram destaques no segundo dia da Expo Maricá, nesta sexta-feira (12/04), no estande da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Os painéis informativos foram realizados durante toda a tarde. O evento continua neste sábado e domingo (13 e 14/04).

A programação de painéis da Codemar foi iniciada pela Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social, destacando Maricá como referência em políticas públicas de economia popular e solidária.

O superintendente de Projetos da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Alexandre Nascimento, que é doutor e pesquisador em Gestão de Redes de Políticas Públicas, comandou o painel

“A gente tem o caso mais conhecido, símbolo da cidade, que é a Mumbuca, a moeda social, e o Banco Mumbuca, que hoje é esse equipamento que operacionaliza um maior programa de transferência de renda no âmbito municipal do Brasil”, lembrou.

Alexandre destacou que não é só o Banco Mumbuca que inova no país, e citou a Codemar como empresa pública atenta à temática.

“ A gente tem a Codemar como a única empresa pública municipal de desenvolvimento econômico a criar uma diretoria de economia solidária, que se tem conhecimento no país. Isso nos coloca como vanguarda na busca por novos paradigmas de inclusão e sustentabilidade”, disse.

Novas oportunidades para investir

No segundo painel, o diretor de Gestão e Participação da Codemar, Cristiano Brochier, apontou que o Fundo Imobiliário é uma novidade em Maricá. A Codemar vai poder fazer uma melhor gestão das áreas adquiridas, como uma gestão de mercado.

“ O Fundo Imobiliário é uma oportunidade muito grande de a gente aprender a captar dinheiro privado para financiar os projetos. Naquele complexo todo do hotel, a gente entra com 25% de dinheiro público, porque a gente pode captar 75% de dinheiro privado para ele acontecer. Então ele tem essa função muito importante, eu acho que até para um aprendizado acadêmico”, explicou Brochier.

Ele lembrou que também vai possibilitar mais  geração de empregos e mais renda.

“Traz muita oportunidade para todo mundo poder fazer um investimento. Um fundo que pode acompanhar a rentabilização. Você vai acompanhar a obra do hotel, por exemplo, porque você vai ser cotista. Você pode comprar mil reais, dois mil reais de cota do hotel e ficar acompanhando. E quando você compra cotas das áreas preservadas, seu dinheiro é bem rentabilizado. E também você estará ajudando a preservar os biomas de Maricá”, exemplificou.

ONG Favela

A Codemar é uma das recentes empresas parceiras da Organização Não Governamental (ONG) Favela. A ONG é uma das expositoras da Expo Maricá e também está mostrando como tem atuado em comunidades do Rio de Janeiro e Maricá através de projetos e ações sociais.

A ONG nasceu em Maricá e foi para o Rio de Janeiro também.

“Realizamos um trabalho dentro do Minha Casa, Minha Vida de Maricá e na Aldeia Mata Verde Bonita. E no Rio atuamos de forma mais itinerante em mais de 10 comunidades. Hoje temos fixos no Borel o futebol e o ballet, com uma pegada de educação popular. E com certeza essa parceria com a Codemar vai render muitas árvores frutíferas, impactando muitas vidas dentro do nosso município”, comentou a presidente da ONG Favela, Carol Souza.

Sobre a feira

Completando 20 anos em 2024, a Expo Maricá, feira voltada para o mercado de negócios, inovação e tecnologia, acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no Esporte Clube Maricá. O objetivo do evento é impulsionar a economia local e fortalecer a comunidade empresarial.

Até domingo, o público da Expo Maricá pode visitar o estande da Codemar e conferir as práticas de sucesso com o uso de bioinsumos, no projeto Lagoa Viva e outros. Além disso, novos projetos e implantações como o futuro hotel da cidade e o Parque Tecnológico poderão ser já visualizados através de óculos com tecnologia de Inteligência Artificial.

Painéis da Codemar abertos ao público:

Sábado (13)
15h – Painel Economia Criativa: arte, moda e cultura como desenvolvimento social e econômico
15h30 – Painel Maricá Games: vem aí a maior feira gamer do Rio de Janeiro
16h – Painel Manejo da Fauna no Aeroporto de Maricá: união da preservação ambiental e da segurança de voos

Foto: Paulo Ávila 

Fonte: Codemar 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: