Claudinho Guimarães Rei de Maricá no Recordar Maricá

O Rei de Maricá, Claudinho Guimarães no Recordar Maricá

Compartilhe essa matéria:

Vamos Recordar Maricá? Então, vamos Recordar o Rei de Maricá, Claudinho Guimarães!

O Rei de Maricá, como era chamado por Zeca Pagodinho, foi homenageado no terceiro programa da M1NewsTv, “Recordar Maricá”.

Antes de mais nada, o programa “Recordar Maricá” apresenta grandes momentos dos eventos de nosso município. A saber, momentos que ficaram na lembrança, e que hoje não podemos vivenciar com tanta interatividade entre as pessoas. Por certo, momentos, que não sabemos quando poderemos novamente viver! 

 

 

 

Assista ao programa “Claudinho Guimarães In Memorium”, apresentado no sábado, 20/06/2020, pelo facebook da M1News.

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/1113816122324129/?vh=e&d=n

 

Vamos Recordar Maricá? 

 

No primeiro bloco, a abertura do nosso “Recordar Maricá”, vemos o momento quando Leo apresenta “Os Pratas da Casa”. Sabemos que não teremos mais a oportunidade de ver Leo chamar Claudinho Guimarães, o nosso Rei de Maricá, como era chamado por Zeca Pagodinho! Claudinho tinha muito orgulho de ser chamado assim; por que ele amava Maricá e amava ser o representante do samba de Maricá! Como é bonito termos esse registro no nosso “Recordar Maricá”.

 

Na ocasião, Claudinho Guimarães se apresenta na Festa da Padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo, no  dia 15/08/2019, na Praça Orlando de Barros Pimentel.

 

Entrada com muita brincadeira; sem dúvida, Claudinho brinca com Leo, brinca com os músicos, brinca com os amigos na plateia. Brinca até com o prefeito Fabiano Horta com a camisa do Botafogo.

 

Acima de tudo, percebemos um ser humano sensível, que divide seu palco com a nossa querida Romila Casemiro. D. Romila é super conhecida no samba; afinal, sempre presente e esbanjando muita alegria e simpatia. Romila é aposentada, atualmente com  82 anos, e, é só animação e felicidade. Para ela, o segredo da vida é levar tudo com felicidade.

Do mesmo modo, Claudinho chama pro palco, o Amendoim. Como vocês podem ver, Amendoim (que tem esse apelido por vender amendoim nas ruas de Maricá) gosta de samba, gosta de cantar. Morador do Caju, um dia ganhou um terno e ele resolveu vender amendoim de terno e gravata.

 

 

Linha de Frente

 

Preocupado com a pandemia da Covid-19, compôs e gravou um samba para homenagear quem trabalha na linha de frente e ajudar na campanha de conscientização da população em torno da importância do isolamento social e de ações de higiene pessoal. Sem dúvida, que o clip musical Linha de Frente fez parte do nosso “Recordar Maricá”.

 

 

“Eu tinha feito uma música falando do médico e enfermeiro. Aí uma amiga de Facebook, que é motorista de uma ambulância, veio no privado e falou: Eu não quero me meter não, mas tem tanta gente que trabalha nessa área também. Aí eu parei em baixo do pé de pitanga e consegui fazer uma música e colocar bastante gente”, declarou o Rei de Maricá em entrevista. 

 

Sua história de sucesso

 

Claudinho Guimarães, natural do Rio de Janeiro,17/08/1970; 14/06/2020, Itaipuaçu, Maricá, foi cantor, músico e instrumentista. O “compositor cantante” como o artista se caracterizava morreu vítima de infarto fulminante. “O Rei de Maricá”, como foi chamado por Zeca Pagodinho! ele tinha muito orgulho disso, amava ser representante do samba e de Maricá!

 

Seu amor pela música, começou aos 14 anos com o pandeiro. Seu  talento foi herdado da família: Dona Gina (sua mãe), do avô materno Manoel, pandeirista, e do primo Edinho, cavaquinista e violinista.

 

Aos 15 anos, Claudinho trocou o pandeiro pelo cavaquinho e nunca mais se separou do instrumento de corda. 

 

Mais tarde, iniciou a carreira de músico e passou a integrar projetos musicais no Rio de Janeiro (bairro da Lapa), acompanhando Almir Guineto, Monarco, Nelson Sargento, Jovelina Pérola Negra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Walter Alfaiate, Wilson das Neves, Nei Lopes, Guilherme de Britto, entre outros. 

 

Em 1993, fez parte do “Força da Cor”, grupo que gravou um LP pela gravadora Continental.

 

Nos anos 2000, Claudinho assumiu o canto e iniciando carreira de compositor. E, foi como compositor de sambas que o artista fez nome, ao ser gravado por cantores como Alcione, Diogo Nogueira e, Zeca Pagodinho

 

Parceiros e sambas

 

Suas parcerias musicais significativas: Serginho Meriti, Tiago Mocotó, Evandro Lima e Júlio do Banjo, amigos e compositores.

 

E, seus sambas, gravados por Zeca Pagodinho: 

Quando a gira girou, (maior popularidade feito por Claudinho com Serginho Meriti,lançado em 2006 na voz de Zeca Pagodinho.

Shopping móvel (parceria com Luizinho Toblow, de 2000), 

Lá vai marola (Claudinho e Serginho Meriti, de 2003) 

Sujeito pacato (mais um samba de Claudinho e Meriti, de 2008). 

 

Gravados por Alcione, os sambas de sua autoria com o parceiro Serginho Meriti: Umas e outras em 2005, Mangueira é mãe em 2007 e Eu vou pra Lapa em 2010.  

 

Gravado por Diogo Nogueira, o samba de sua autoria com o parceiro Serginho Meriti: Da melhor qualidade, em 2010. 

 

Carreira Solo

 

Assim, na medida em que se firmou como compositor, Claudinho Guimarães também se assumiu cantor, ou “cantante”. Seguiu em carreira solo e em 2009, lançou o seu primeiro CD “Luz do Criador“. Em 2013, o segundo CD “De Bem com Vida”.

 

Em 2016, Claudinho Guimarães foi um dos destaques da 3 Edição do Quintal do Pagodinho, ao lado de Paulinho da Viola, Maria Rita, Diogo Nogueira e Moacyr Luz.

 

Projetos de samba do Rei de Maricá

 

Em 2014, Claudinho esteve junto ao projeto Samba Di Boteco, realizado nas praças em parceria com a Secretaria de Turismo. 

 

Neste ano, 2020, ele começou o  “Quero Samba”, que acontecia de 15 em 15 dias nas praças e lonas culturais da cidade. Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto foi suspenso e retomaria quando tudo voltasse à normalidade. Como estreia, o sambista convidou a cantora Luiza Dionísio.

 

oficinas cultura de direitos

 

Também coordenava a parte musical do Projeto Cultura de Direitos, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. Ali, também procurava ensinar os segredos do cavaquinho aos alunos. O Projeto atende a todas as idades e possui oficinas de música, capoeira, redes sociais e arte visual. E, os polos são: Bambuí/Jardim Balneário, Camburi/Pedreiras, InoãItaipuaçu/Recanto. 

 

 

Sua última apresentação e obra

 

Sua última apresentação foi no domingo, 24/05/2020, nas  Lives musicais “Art&Música na Sua Casa”, comemorativa dos 206 anos da cidade, onde apresentou seus maiores sucessos. Sobretudo, logo no início da transmissão, Claudinho fez questão de reforçar a necessidade de todos respeitarem o isolamento social e como neste momento é importante o espírito de coletividade.

 

Rei de Maricá Claudinho Guimarães live 206 anos
Roda de samba com Claudinho Guimarães – Foto: Vinícius Manhães

 

A M1News trouxe homenagens dos Pratas da Casa: Banda Tátudoemcasa, Leandro Brunno e Jô Borges. Essas belas homenagens também estão no programa “Recordar Maricá”.

 

Do mesmo modo, nosso Secretário de Cultura, Sady Bianchin, declarou sua intenção em imortalizar o nome de Claudinho Guimarães em espaço cultural no município.

 

Além disso, o GRES União de Maricá nomeou a sua Ala de Compositores Claudinho Guimarães.

 

Enfim, Claudinho Guimarães foi sepultado na segunda-feira (15/06) no Cemitério Municipal de Maricá. E, ao som de seu maior sucesso, “Quando a Gira Girou”, e do enredo do ano passado da Porto da Pedra, amigos e familiares se despediram do cantor.

 

Ele deixa três filhos, a mais nova, Íris de 3 anos e esposa, Cristiane Janeiro.

 

 

Mensagem do Rei de Maricá postada em seu facebook no dia 31/05/2020

 

 

“Agradecer sempre

Estamos de passagem, tudo ficará, não levaremos nada, só a certeza de uma vida repleta de felicidade com tantos amigos e familiares que tive, alguns já se foram, mas faz parte da ciclo da vida.
As peladas nos campos, nas ruas, nas quadras foram essenciais para desenvolvermos habilidades e raciocínios rápidos.
O samba sempre esteve em minha vida com a pulsação na barriga da cantora Gina, minha mãe que desde de nova já se apresentava nas casas noturnas me deixando em casa para defender FARPELA…FAZ ME RIR…PAPEL BORDADO….rsrs
Hoje sou compositor cantante…rsrsrs
Com muito orgulho, por atingir um nível regular pra bom, gravando com os grandes mestres do samba.
E assim a vida sempre colocando pessoas do bem em minha vida!!!!
Represento um pouco de cada um…. sou grato por todos vocês… Deus colocou as melhores pessoas em minha vida.
Sintam-se abraçados
Ótimo domingo a todos!!!!

Seguuuraaa malaaaaandrooo”!

 

 

Enfim, veja os programas anteriores.

 

Maricá para Cristo e Festa da Vida 2019.

 

 

Alexandre Pires no Maricarnaval 2019.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: