mountain bike

Mountain Bike XCO – a campeã Lene Silva disputa a Taça Brasil em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Mirante do Caju receberá etapa da Taça Brasil de Mountain Bike XCO

Nos dias 10 e 11/11, a cidade de Maricá recebe a Taça Brasil de Mountain Bike XCO. Antes de mais nada, o torneio acontece no Mirante do Caju, região rural e próxima ao centro da cidade, com abertura prevista para 8:00 hs.  

mountain bike

De fato, o evento é promovido pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Além disso, é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e União Ciclística Internacional (UCI), e faz parte do calendário nacional.

Dessa maneira, confirma a vocação da cidade para promover e impulsionar esportes de todos os tipos. Acresce-se que a competição vale também como pontuação máxima para o ranking internacional.

 

mountain bike

 

Ao todo, serão 25 categorias, a saber:

  • Elite Masculino e Feminino (23 a 29 anos);
  • Júnior Masculino (17 e 18 anos);
  • Juvenil Masculino (15 e 16 anos);
  • Juvenil Feminino (16 anos ou menos) e
  • infanto-juvenil masculino e feminino (13 e 14 anos).

Ainda no dia 11 de novembro haverá a competição de Mountain Bike para crianças de 2 a 12 anos de idade, fazendo o encerramento de todas as categorias.

mountain bike

 

Na sexta-feira (09/11), os comissários da UCI fizeram a avaliação do local, que tem aproximadamente 4 km de percurso composto de obstáculos naturais e artificiais. No sábado, dia 10/11, aconteceu o treino oficial dos participantes, com o intuito de reconhecer a pista para a competição que será no domingo (11/11). As provas de Cross Country Olímpica têm em média quatro a seis voltas na pista e cada uma leva entorno de 15 a 20 minutos.

mountain_bike
Avancini é campeão mundial de Mountain Bike Maratona 2018.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Fillipe Dias Bittencourt, Maricá é uma cidade privilegiada por sua bela paisagem, o que proporciona a prática de vários tipos de esportes.

Maricá é uma região que favorece muito a prática deste esporte. Temos belos locais que podem ser explorados pelos atletas, tanto em competições quanto nos treinos.”

 

 

mountain bike

 

Pista que aumenta a disputa pelo pódio

Na opinião do organizador e coordenador da prova, Luiz Fernando Costa, a pista onde ocorrerá a prova tem características peculiares, o que aumenta a disputa pelo pódio.

“O percurso técnico é desenvolvido todo em trilhas, obstáculos naturais e artificiais, e aqui no Mirante do Caju nós temos muito obstáculo natural. É uma trilha muito técnica, desafiadora e com muitas subidas. Então é uma trilha bem atual e rápida, característica para as bicicletas da atualidade que são as de Aro-29. Isso contribui para que os atletas consigam desenvolver uma velocidade boa durante todo o percurso”.

mountain bike
Taça Brasil de Mountain Bike no Mirante do Caju – Foto: Divulgação

Além de ser construída com a finalidade de abrigar um evento internacional de Mountain Bike, a pista pode ser utilizada para treinamentos dos atletas locais. De certo, também é utilizada em competições regionais. Acresce-se que também serve para aprimorar o desempenho dos alunos da primeira escolinha de Mountain Bike existente na cidade.  De fato, um projeto da equipe Brabus Race, em parceria com a Prefeitura, que funciona desde 2015 na Escola Municipal Jacinto Luiz Caetano, no Caju.

“Hoje atendemos cerca de 25 alunos que são renovados a cada ciclo de 6 a 8 meses. Alguns desses alunos viraram competidores, como conseguimos fazer em 2015 dois campeões estaduais de Mountain Bike Cross Country. Então, para nós que fazemos parte da equipe, é muito legal”, afirmou.

mountain bike

Maricá foi escolhida para receber a competição devido sua proximidade com a capital do Estado. De fato, isso representa uma posição geográfica significativa em relação aos demais estados, além de possuir uma beleza natural e apresentar um grande crescimento econômico. Além disso, o município abriga a equipe campeã do ranking XCO 2015 no Estado. E, também, por ser a cidade-sede da Taça Brasil XCO 2016 etapa Rio de Janeiro.

 

Afinal, a representante de Maricá na categoria Estilo Feminino, uma grande campeã 

mountain bike
Atleta maricaense campeã: Lene Silva.

Enfim, Maricá será dignamente representada na categoria Estilo Feminino por Lene Silva. De fato, atleta maricaense, moradora do Recanto de Itaipuaçu que vem se destacando nas competições de Mountain Bike disputadas, a saber:

  • 1º Lugar na Elite Feminina da Taça Brasil de Mountain Bike XCO 2017;
  • 1º Lugar na Elite Feminina do XCO Brabus Race 2017 – Ranking Estadual no Mirante do Caju 

Em suma, será um domingo inesquecível! Vamos lá torcer para ela trazer mais este campeonato para Maricá!  

Veja também:

====> Esporte, lazer e saúde serão entregues à população no mesmo dia

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: