Mostra de turismo e negócios leva projetos de Maricá a Petrópolis

Compartilhe essa matéria:

Evento destacou políticas públicas, tais como o Tarifa Zero, Renda Básica da Cidadania, Passaporte Universitário e o Fomenta

A Mostra Maricá de Turismo e Negócios, organizada pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, realizou nesta quarta-feira (16/08) sua quarta edição. O concorrido evento aconteceu no salão nobre do Petropolitano Futebol Clube, no Centro de Petrópolis, Região Serrana do estado. Com a presença de gestores da Prefeitura de Maricá, o evento conhecido como ‘Worktour’ foi uma oportunidade para que projetos vitoriosos da cidade fossem detalhados aos participantes.

Os destaques foram as políticas públicas que atraem a atenção e desafiam outros municípios, tais como o transporte público com Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, o Passaporte Universitário que garante bolsa integral aos moradores da cidade e o Fomenta Maricá, que oferece linhas de crédito para trabalhadores informais e empresários.

O titular da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, antecipou que os próximos eventos vão focar em municípios da região sul do estado. Está agendada ainda uma participação internacional na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre os meses de fevereiro e março de 2024.

“São mercados pesquisados pelo governo e que não conhecem Maricá com uma opção para viagem e investimento. Queremos mostrar nossas políticas de incentivo em todas as áreas e que nossa gestão administra para o futuro. Para além dessa meta, o Worktour também é um elemento de integração dos diferentes órgãos para mostrar nossa cidade para o Brasil e o mundo”, pontuou José Alexandre.

Autoridades locais também participaram do evento, como a secretária de Turismo de Petrópolis, Sílvia Guedon, que representou o prefeito Rubens Bontempo.

Foram exibidos vídeos de Maricá e das instituições parceiras e, no fim teve show da cantora Vivi Serrano, artista do projeto Pratas da Casa, da Secretaria de Turismo.

“É um evento que nos aguça a vontade de ir conhecer Maricá. Eu mesma já quero ir nos próximos dias”, admitiu a secretária de Turismo local, antecipando que Petrópolis deverá realizar um evento semelhante em Maricá. Silvia Guedon também projetou futuras parcerias entre a duas cidades.

“Certamente vão nascer ações conjuntas a partir desta visita que recebemos. São muitas as informações e soluções apresentadas nesta feira que nos interessam, e creio que será bom para nós, petropolitanos, conhecer cada uma delas. Maricá tem muito a nos oferecer “, avaliou a secretária.

A mostra foi visitada também por muitos moradores da cidade serrana, que ficaram bastante impressionados.

A aposentada Mara Cristina da Silva, de 55 anos, contou ter conhecido Maricá décadas atrás.

 “Pelo que vi está tudo bem diferente. Tem muita tecnologia, o transporte gratuito, o subsídio à universidade. Tudo é impressionante. Dá vontade de se mudar para lá”, afirmou ela.

A próxima edição da Mostra Maricá de Turismo e Negócios está prevista para acontecer em outubro, na cidade de Macaé, na região das Baixadas Litorâneas do estado. O projeto integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030, organizado pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O evento é realizado em estandes ocupadas pelas secretarias municipais, empresas públicas e parceiros, como a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro (FC&VB/RJ) e a Rede InterTV.

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: