m1newstv-maricánotícia-clínicas-médicos-consultorios

Menos de 20% dos médicos no Brasil aplicam ações de gestão em suas clínicas

Compartilhe essa matéria:

Falta de ferramentas adequadas dificulta planejamento e gerenciamento. Veja alternativas para evitar que isso aconteça com a sua clínica ou consultório.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2022 apontou que apenas 19% dos profissionais de saúde aplicam ações de gestão em suas clínicas. O número ainda é baixo e pode ajudar a explicar o insucesso de muitos negócios.

Para chegar a esse percentual, o estudo avaliou critérios como planejamento estratégico, controle financeiro, gestão de pessoas e marketing. Em outras palavras, se a sua clínica ou consultório se preocupa com essas questões, saiba que você faz parte de uma minoria.

Outro dado de 2022, dessa vez do Sebrae, mostra que mais da metade das clínicas particulares no Brasil fecha em até 5 anos devido à má gestão. Para Everaldo Santos, CEO do Conclínica, software que visa ajudar na gestão de clínicas e consultórios, existem várias razões para isso: “Em alguns casos, os profissionais de saúde podem não ter formação em administração/gestão e, portanto, não estão cientes dos aspectos financeiros e operacionais críticos para o sucesso de uma clínica. Além disso, alguns médicos estão tão focados na prática clínica que não dedicam tempo suficiente à gestão do negócio”.

Por que as clínicas ainda não investem em sistemas de gestão?

A pesquisa do IPEA quis saber dos entrevistados os motivos pelos quais eles não investem na gestão do negócio com ferramentas adequadas. Em linhas gerais, os profissionais de saúde apontam três razões entre as principais:

  • A falta de conhecimento ou de capacitação em gestão, controles financeiros e marketing;

  • A falta de tempo ou de recursos para dedicar a ferramentas adequadas de gestão;

  • Cultura organizacional com foco no médico em si, o que dificulta a adoção de práticas gerenciais.

Com exceção do último item da lista, que depende de uma reavaliação do profissional com relação à forma de gestão do seu trabalho, os demais itens são mais simples de serem resolvidos.

5 razões para investir na gestão em clínicas e consultórios

Para comprovar a importância de investir em uma gestão mais efetiva em uma clínica, Everaldo lista alguns dos benefícios que podem ser percebidos com a adoção dessas metodologias. Em médio e longo prazo, a tendência é aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos pacientes.

1 – Otimização financeira do negócio

Uma gestão mais eficiente resulta em melhores resultados financeiros. Quando deixam de atuar em tarefas burocráticas, os profissionais envolvidos têm mais tempo para se dedicar à qualificação e ao atendimento aos pacientes.

O monitoramento das finanças e o controle de custos maximizam a rentabilidade. Assim, desde as compras programadas até as reservas financeiras para investimentos em treinamento e melhorias, tudo passa a ser gerido de forma mais eficiente.

2 – Melhoria da experiência dos pacientes

A experiência do paciente é um dos aspectos mais importantes nos quais os profissionais de saúde devem trabalhar. Quando procuram atendimento médico, geralmente têm dúvidas e se sentem fragilizados de diversas formas e o acolhimento é necessário.

Esse acolhimento não se dá apenas com bom atendimento, mas principalmente com agilidade e transparência na disponibilização de informações. Acesso rápido a exames, agendamentos e confirmações online são exemplos de itens de gestão que precisam ser implantados com eficiência.

3 – Maior controle e segurança de dados

As regulamentações de saúde são bastante claras com relação à segurança de dados. No caso de informações sensíveis, como as relacionadas ao histórico médico dos pacientes e a gestão de documentos, os cuidados devem ser redobrados.

Por essa razão, manter as informações em sistemas mais rudimentares pode ser um risco desnecessário. Os sistemas de gestão, além de estarem integrados com laboratórios parceiros, oferecem camadas extras de segurança, ao mesmo tempo que permitem o acesso simplificado online.

4 – Melhoria na comunicação externa e interna

Quando os processos não são claros e não estão acessíveis para todos, é comum que erros de comunicação aconteçam. Sejam eles internos ou externos, o fato é que esses “imprevistos” podem representar aumento de custos ou perda de tempo precioso.

Os sistemas de gestão existem para minimizar problemas como esse. Quando todas as informações ficam centralizadas em um só plataforma, fica mais fácil planejar a organização e acessar os dados para consulta sempre que necessário.

5 – Maior eficiência aumenta possibilidades de atendimento

Uma clínica mais eficiente em seus processos consegue atender um número maior de pacientes sem precisar, necessariamente, aumentar a quantidade de profissionais. Mais atendimentos significa mais receita e, consequentemente, maior lucratividade para o negócio.

Quando as tarefas gerenciais são otimizadas, sobra mais tempo para os profissionais envolvidos se dedicarem aos pacientes. A melhor qualidade no atendimento, com o passar do tempo, também se reflete no aumento da procura pelo serviço.

A gestão de uma clínica ou consultório é sempre um grande desafio. No entanto, os profissionais de saúde nem sempre recebem o preparo adequado para se tornarem gestores em suas respectivas áreas, o que pode gerar problemas.

Por conta disso, muitas organizações têm recorrido aos softwares para ajudá-las na resolução dessas questões para garantir que a clínica ou o consultório funcione da melhor maneira possível, ficando na sua prioridade principal: o atendimento ao cliente.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: