Maricá + Verde comemora 10 anos de atividades

Compartilhe essa matéria:

Celebração contou com a presença de mais de uma centena de moradores e distribuição de 200 mudas de espécies da Mata Atlântica

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, realizou na manhã desta quinta-feira (21/03), um evento em comemoração aos 10 anos do Maricá + Verde na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A celebração contou com a presença de mais de 100 moradores, que puderam contar com a distribuição de 200 mudas de espécies da Mata Atlântica, entre elas, ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-amarelo, pata de vaca, jacarandá mimoso, algodão da praia, cacau, entre outras, além de ecobags de brinde e uma exposição de fotos feita pela equipe de educação ambiental.

“O projeto se iniciou de um sonho, onde nós começamos numa Kombi pequena e visitávamos os bairros da cidade. Hoje o Maricá + Verde completa dez anos como um projeto consolidado, muito querido pela população, distribuindo mudas e realizando plantios em áreas que precisavam de reflorestamento, principalmente no Rio Ubatiba”, disse a secretária de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt.

O projeto da Secretaria de Cidade Sustentável realiza campanhas de doação de mudas semanalmente, percorrendo diversos bairros da cidade. No período de atividade, já foram doadas mais de 50 mil mudas à população, além de cultivadas mais de 100 mil plantas em ações de reflorestamento, realizadas próximas a rios e áreas de proteção ambiental. As ações estimulam a conscientização ambiental e reforçam o compromisso do município em proteger os recursos naturais.

Thainá Araújo, bióloga e coordenadora do projeto Maricá + Verde, conta um pouco da história da iniciativa e destaca a importância do sucesso entre os munícipes. “Procuramos traçar uma estratégia de conservação e recuperação das nossas áreas de preservação ambiental. Então o nosso objetivo é reflorestar áreas degradadas e praticar a inclusão socioambiental doando mudas, fazendo com que a população conheça e valorize as plantas nativas da nossa região. Hoje a gente vive com uma onda de mudanças climáticas, com aumento drástico de temperatura e da seca, então o plantio de árvores é fundamental pra gente conseguir mudar esse cenário”, completou.

Para Pâmela Oliveira, de 25 anos, moradora que se beneficia do projeto, a ação é de fundamental importância.

“Sempre que posso pego algumas mudas para plantar na minha casa, além de deixar o quintal mais bonito, ajuda na sustentabilidade”, completou a moradora do Barroco, em Itaipuaçu.

 

 

 
Foto: Marcos Fabrício

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: