Maricá vai construir centro de pensamento e cultura em homenagem a Sérgio Buarque de Holanda
Ana de Hollanda, filha do antropólogo, se reuniu com a Codemar para alinhar detalhes do projeto
Grande pensador do Brasil, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda será homenageado, em Maricá, com um espaço dedicado justamente ao pensar: a Casa das Ideias, equipamento que levará o nome do escritor, será erguida em Itaipuaçu. O projeto é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que já fez uma reunião com a filha do homenageado, a artista Ana de Hollanda.
O encontro foi entre Ana, Sady Bianchin, que é diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, e o consultor Phellippe Vieira. Eles se reuniram nesta semana. Na pauta, o desenho do projeto e o que será a Casa das Ideias Sérgio Buarque de Holanda.
“Nos reunimos para desenvolver as etapas na construção do espaço em Itaipuaçu. A primeira etapa prevê a elaboração do projeto conceitual e arquitetônico”, disse Sady Bianchin.
Para o diretor, a Casa das Ideias precisa ser um espaço acessível a todos e terreno fértil para a arte que leva à transformação social.
“Um espaço para repensar e interpretar o Brasil e fomentar a arte como instrumento de transformação social. Que crie novas identificações no território com os elementos que compõem a nossa ancestralidade”, finalizou.
Ana de Hollanda também comentou o encontro:
“Vai surgir uma casa de cultura ou um centro cultural voltado para se repensar e refletir sobre um Brasil humanista, mais vivo que nunca, no século XXI”, afirmou.