startups

Codemar dá início à incubação de 10 startups com ideias inovadoras para gerar negócios e empreendimentos

Compartilhe essa matéria:

Incubadora de empresas OCA Hub vai dar suporte e desenvolvimento às incubadas

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu, nesta sexta-feira (15/03), os integrantes da Incubadora de Empresas OCA Hub, no Galpão Tecnológico de Maricá. O encontro marcou o início da fase de incubação de 10 startups inscritas e selecionadas através do edital lançado em junho de 2023.

Raphaell Dias é morador de Maricá e foi aluno da Escola de Startup de Maricá no curso GP Startup. Ele ingressou em busca de capacitação para desenvolver um novo negócio. Quando viu a oportunidade no edital lançado no ano passado, não pensou duas vezes. Hoje ele é um dos 10 incubados do OCA Hub. Seu projeto oferece um serviço de lavagem de automóveis com responsabilidade ambiental também focado na geração do primeiro emprego para jovens.

“É uma realização de um sonho. Por que quando você idealiza alguma coisa, podem ser várias ideias. Eu tive uma ideia de fortalecer não só o meio ambiente com um projeto visando minimizar os gastos da água, mas também inserir os jovens no mercado de trabalho. Eu sempre fiquei incomodado com a falta de oportunidades no mercado de trabalho. E não tinha oportunidade nenhuma de colocar isso em prática”, comentou Raphaell.

Focado em nanotecnologia, o engenheiro de materiais Rafael Cruz, também viu no edital uma oportunidade de buscar novas parcerias e investidores rumo ao crescimento de sua empresa sediada no município do Rio de Janeiro.

“Eu acho que a gente acredita que essa oportunidade, não só para nós como startup, mas para todo sistema de inovação, é bem significativa. Você tem uma prefeitura gerando oportunidades, necessidades da cidade e  olhando para o futuro quando os royalties acabarem”, pontuou.

Oferecer novas oportunidades

Para o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, essa é uma grande oportunidade de oferecer um espaço para que os empreendedores possam adquirir conhecimento e múltiplas competências para saírem do sonho e tornar realidade os seus empreendimentos.

“Além das atividades voltadas para os incubados,  a equipe estenderá a oportunidade de capacitação para outros empreendedores da cidade. Vamos promover diversos cursos e workshops, para que a gente possa desenvolver todo esse arranjo produtivo local aqui da nossa cidade”, destacou.

O coordenador executivo do Galpão Tecnológico, William Lima,  apontou que o objetivo é que a incubadora seja um ambiente em que o empreendedor encontre estratégias e profissionais que possam agregar ao negócio.

” A gente inicia a primeira turma de incubados no programa. O trabalho que vai ser desenvolvido busca aumentar o índice de maturidade dos projetos. Hoje eles entram aqui, fazem o diagnóstico do seu negócio e no final do processo a gente tem a expectativa que esse empreendedor tenha um total conhecimento sobre o seu mercado e que ele possa, inclusive, mudar os seus locais de negócios caso for necessário.

Parcerias para mais projetos e oportunidades

A Codemar está realizando diversas parcerias para ofertar ainda mais capacitações para a população maricaense, segundo o superintendente de Tecnologia e Inovação, Douglas Barboza.

“Vamos ter outros projetos aqui no Galpão Tecnológico de Maricá, com parcerias com o Passaporte Universitário,  redes de empreendedoras locais e com a  Universidade Federal Fluminense. É um novo momento e a gente está muito feliz.  Ainda mais eu que sou maricaense, é um prazer estar fazendo parte desse processo e ver a cidade se desenvolver tecnologicamente”, disse.

 

Foto: Allan Tavares

Fonte: Codemar 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: