Maricá participa do 15° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em Campos

Compartilhe essa matéria:

Instrutor da Incubadora de Inovação Social fará palestra sobre democratização da ciência

A Prefeitura de Maricá participará, de 27 a 29 de abril, do 15° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. O município será representado pelo instrutor Felipe Valeriote, da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com o Instituto Nova Agora de Cidadania (Inac).

 

 

 

 

 

Felipe falará sobre “O papel de Maricá na democratização da Ciência”, no sábado (29/04), às 10h30, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Guarus. Aos 23 anos, o instrutor já participou de três hackatons da Nasa, o Nasa Space Apps Challenge, tendo destaque em 2019, quando o time liderado por ele foi classificado para o mundial do evento.

 

 

 

 

 

“Participei desse encontro como estudante e tive a oportunidade de conversar com alguns cientistas de outros países. Foi uma experiência incrível! Agora volto ao evento como palestrante para falar sobre a democratização da Ciência em Maricá. Escolhi falar dos trabalhos que venho realizando na minha região”, afirmou o instrutor.

 

 

 

O presidente do ICTIM, Carlos Senna, reforçou que o município tem se destacado na construção do conhecimento.

 

 

“Recentemente formamos mais de 500 alunos nas áreas de robótica e astronomia que já saem na frente na construção de suas carreiras. É uma honra para Maricá ter um jovem como o Felipe representando a cidade em um evento internacional. Ele tem experiência, vivência e só agrega valor ao projeto”, ressalta Senna.

 

 

 

 

Atualmente, Felipe Valeriote participa também da Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (em inglês, International Astronomical Search Collaboration – IASC), uma proposta que permite aos estudantes acesso a imagens de poderosos telescópios dos grandes observatórios, afim de analisar dados para descobrir novos asteróides não antes catalogados.

 

 

 

 

 

 

O 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é um dos maiores eventos periódicos mundiais de ensino e popularização da Astronomia e da Astronáutica. O encontro terá apresentações, workshops, exposições de clubes de Astronomia, competição internacional, Star Party entre outras atrações.

 

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: