Programa “Lagoa Viva"

Maricá lança Programa “Lagoa Viva”, em parceria com a UFF

Compartilhe essa matéria:

Programa “Lagoa Viva”

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, lançou, nesta quinta-feira (26/08), o Programa “Lagoa Viva”, pioneiro na utilização de técnica de saneamento alternativo natural, sem química, e que resulta na renovação do ecossistema, eliminação do mau cheiro e limpidez da água.

 

A tecnologia, desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de know-how japonês, é à base de bioinsumos (microorganismos vivos), sem uso de produtos que agridam o meio ambiente ou as pessoas.

 

Para produzir os bioinsumos, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), parceira da UFF no projeto, construiu uma Biofábrica, inaugurada também nesta quinta (26/08).

 

A primeira lagoa a receber os bioinsumos foi a de Araçatiba, maior da cidade. Alunos da rede municipal de Maricá lançaram na água os microrganismos que farão a revitalização progressiva de todo o  ecossistema local. A estimativa é de que em seis meses comecem a surgir os primeiros resultados da iniciativa.

 

“As lagoas têm uma representação simbólica importante para Maricá. Recuperar nosso sistema lagunar nos traz a mensagem de que somos todos, poder público e cidadãos, responsáveis por uma vivência harmônica com o meio ambiente. A cidade vai continuar investindo em pesquisa, desenvolvimento e no entendimento de que o nosso papel é fazer uma sociedade que respeite o ser humano e a natureza e trate a vida como valor essencial”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

 

 

Foto: Marcos Fabrício

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: