câncer de mama e do colo do útero

Maricá lança nova linha de cuidado voltada para o enfrentamento do câncer de mama e do colo do útero

Compartilhe essa matéria:

Enfrentamento do câncer de mama e do colo do útero

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (05/10) o evento inicial do Outubro Rosa, com o lançamento da nova linha de cuidado voltada para o enfrentamento do câncer de mama e do colo do útero, reunindo dezenas de trabalhadores e gestores da área na Igreja Metodista de Ubatiba. O documento, elaborado em parceria com a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), estabelece normas, condutas e procedimentos técnicos que devem ser adotados pelos profissionais, com a utilização de práticas mais modernas, humanizadas e efetivas no atendimento de pacientes que enfrentam essas doenças.

 

Por meio dessa abordagem diferenciada, são aprimoradas as estratégias de rastreamento, controle e prevenção do câncer de mama e do colo do útero na cidade, além de evidenciar o fluxo de atendimentos e otimizar a organização de toda a rede para acolher esses casos. Posteriormente, todos os profissionais de saúde do município passarão por uma capacitação específica para atuarem em conformidade com a nova linha de cuidado, uniformizando e qualificando o acolhimento.

 

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, esteve presente no encontro e ressaltou a importância do processo de construção do manual para trazer mais efetividade no cuidado das mulheres, atendendo esse público seguindo critérios técnicos e alinhado às demandas mais latentes.

 

“O Outubro Rosa é uma mobilização que vai além de lembrar da prevenção, sendo o momento de olhar a saúde da mulher e as linhas de cuidado como um todo, algo que esse evento simboliza. Com isso, uma equipe foi responsável por elaborar o protocolo específico de Maricá para a atenção ao câncer de mama e do colo do útero, considerando todas as demandas, fragilidades identificadas e capacidade de diagnóstico, elaborando estratégias e normas técnicas que orientam os profissionais. Em um ano, avaliaremos os resultados e impactos dessa proposta, mas tenho a certeza de que ela vai gerar transformações importantes”, afirmou.

Atendimentos mais qualificados às mulheres de Maricá

No lançamento da nova linha de cuidado, foram apresentados aspectos importantes sobre os tipos de câncer que atingem as mulheres, como o papel fundamental dos exames preventivos na identificação dos casos e a importância de adotar processos diferenciados para otimizar os atendimentos.

 

Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, destacou o papel das experiências do cotidiano profissional para a elaboração da linha de cuidado, integrando experiências e qualificação do atendimento às maricaenses.

 

“Repensamos a linha de cuidado com base em nossa vivência diária, aplicando práticas que funcionam e revendo pontos que precisavam de atualização. O protocolo foi feito com o selo de Maricá, contando com a contribuição de diversos profissionais do município, atendendo melhor às mulheres em relação ao câncer de mama e do colo do útero, tudo com base em critérios técnicos”, reforçou.

 

Maria Magdalena Kelly integra a equipe de Atenção à Saúde da Mulher e lembrou que a mobilização pela prevenção do câncer de mama deve se perpetuar durante todo o ano, aspecto com o qual a linha de cuidado contribui.

 

“Precisamos estar sempre atentos, com o objetivo que todas as mulheres realizem o preventivo dentro da periodicidade estabelecida, buscando ativamente àquelas que não comparecem às Unidades de Saúde da Família (USF) para fazer o exame. Temos que fortalecer essa abordagem não só no Outubro Rosa, quando os números são maiores, mas sim durante todo o ano, algo que é simbolizado pela nova linha de cuidado”, concluiu.

Foto: Elsson Campos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: