“Reconstruindo Vidas”

Maricá encerra Outubro Rosa com lançamento do documentário “Reconstruindo Vidas”

Compartilhe essa matéria:

“Reconstruindo Vidas”

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na segunda-feira (31/10) o documentário “Reconstruindo Vidas”, no Cine Henfil, que descreve a trajetória de moradoras que venceram o câncer de mama, abordando a descoberta, o enfrentamento à doença e a conquista da cura. As mulheres retratadas no curta-metragem se submeteram a cirurgia de reconstrução mamária no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, iniciativa que contribui para o fortalecimento da autoestima e a retomada das atividades cotidianas após o tratamento da doença. A produção audiovisual marca o encerramento do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero na cidade, e está disponível nas redes sociais da prefeitura.

 

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, esteve presente no lançamento e destacou a sua integração dentre as ações do Outubro Rosa para mostrar que o câncer de mama tem cura, além de inspirar outras mulheres a se prevenirem e realizarem os exames diagnósticos.

 

“Em outubro, intensificamos as ações de saúde voltadas à saúde da mulher e repensamos as nossas práticas, propondo um olhar mais atento e profundo sobre o câncer de mama, algo que o documentário representa. A primeira-dama Rosana Horta sugeriu a elaboração de algo que beneficiasse essas mulheres e foi aí que o projeto de reconstrução mamária surgiu, atendendo àquelas que venceram a doença com muita força e precisam retomar a autoestima, o que fez a diferença e se uniu ao lançamento da nova linha de cuidado. No curta, transmitimos a história incrível de cada uma dessas mulheres, que conquistaram sua vitória, sendo um exemplo para muitas e incentivando a prevenção, o que só nos traz felicidade”, afirmou.

 

Diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), Cláudia Rogéria de Lima ressaltou o papel do curta-metragem para ampliar a conscientização sobre o câncer de mama, lembrando que os cuidados com a saúde das mulheres continuam e serão intensificados.

 

“Reunimos os profissionais de saúde no Cine Henfil para conhecerem essas histórias lindas, o que se une às ações concretas que realizamos no Outubro Rosa, como o aumento na oferta de mamografias, a vacinação de meninos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV nas escolas e as atividades de conscientização. Estamos sempre buscando melhorar e esses relatos nos inspiram e emocionam, lembrando a importância do acesso à informação e do diagnóstico precoce para a cura. O outubro acaba, mas o cuidado continua, com a previsão de 1.900 mamografias até o fim do ano e atendimentos cada vez mais qualificados a essa população”, destacou.

Mobilização pelo enfrentamento ao câncer de mama faz a diferença

Dezenas de pessoas estiveram presentes no Cine Henfil para o lançamento do documentário “Reconstruindo Vidas”, se emocionando com as histórias, além de se conscientizarem ainda mais sobre o impacto da prevenção na conquista da cura. Nívea Mattos, de 35 anos, representou as quatro mulheres que realizaram a cirurgia de reconstrução mamária na cidade, garantindo que o procedimento fez toda a diferença e espera inspirar outras mulheres na luta contra o câncer de mama.

 

 

“Estou muito feliz e realizada com a cirurgia de reconstrução da mama, o que fortaleceu a minha autoestima, enxergando sempre uma nova mulher ao me olhar no espelho. Agradeço por participar de um documentário que incentiva outras mulheres a se prevenirem e não passarem pelo que vivenciei, estando cada vez mais atentas aos sinais. Peço que as mulheres procurem atendimento médico regularmente e conheçam o seu corpo, ações fundamentais para combatermos o câncer de mama”, concluiu.

Outubro Rosa contou com diversas atividades em Maricá

As atividades com foco na conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero ocorreram em diferentes frentes na cidade. No início de outubro, lançamos uma nova linha de cuidado voltada ao tratamento das doenças, estabelecendo normas que devem ser adotadas pelos profissionais, com a utilização de práticas mais modernas, humanizadas e efetivas no atendimento. Também ampliamos a oferta de mamografias, passando de uma média mensal de 300 procedimentos para cerca de 900 apenas neste mês, estando previstos mais mil exames até o fim do ano.

 

Outras ações foram feitas. Promovemos o “Dia D” de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, realizando o exame preventivo em 593 mulheres de 25 e 64 anos, além de encaminhar outras 248 para a mamografia. Em outra frente, levamos a exposição “Tem marcas que o tempo pode evitar” ao hall do Boulevard Maricá; mobilizamos 800 pessoas na Caminhada do Outubro Rosa; está sendo feita a vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos contra o HPV nas escolas municipais; e as Unidades de Saúde da Família (USF) realizaram atividades de conscientização durante todo o mês.

 

Foto: Marcos Fabrício

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: