congresso na Colômbia

Maricá apresenta projeto do ônibus híbrido em congresso na Colômbia

Compartilhe essa matéria:

Maricá apresenta Vermelhinho Sustentável em congresso na Colômbia

A Prefeitura de Maricá apresenta seu projeto de ônibus híbrido, o “Vermelhinho Sustentável”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), no Congresso de Hidrogênio para a América Latina e Caribe (H2LAC), que acontece nesta terça e quarta-feira (4 e 5/10) em Cartagena, na Colômbia. O projeto, que utiliza fontes de combustível com energia limpa nos modelos de ônibus elétrico, hidrogênio e etanol, será apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e também concorrerá ao prêmio H2LAC Industry Awards, na categoria “Melhor Iniciativa Governamental”.

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha destaca que a iniciativa tem como objetivo descarbonizar a frota de ônibus da cidade, e também de tornar Maricá uma referência na produção de veículos de transporte público sustentáveis.

 

“Maricá utiliza recursos dos royalties provenientes do petróleo – uma matriz energética poluente – para financiar a criação de arranjos produtivos locais sustentáveis e com compromisso sólido com proteção ao meio ambiente. Em Maricá, trabalhamos para gerar empregos a partir da proteção do meio ambiente e o projeto do ônibus sustentável é a maior prova disso”, afirmou o secretário.

 

Após período de testes,  Maricá vai escolher o modelo do ônibus a ser adotado para substituir toda a frota da Empresa Pública de Transporte (EPT) até 2038.

Iniciativa disputa prêmio no evento

Com base nesta experiência, o projeto do ônibus híbrido disputa o concurso H2LAC Industry Awards, na categoria ‘Melhor Iniciativa Governamental’. O prêmio enaltece políticas governamentais que promovem investimentos na economia do hidrogênio em nível estadual, nacional ou regional, com o objetivo de valorizar iniciativas excepcionais na América Latina e no Caribe. O congresso é o maior encontro da indústria emergente do setor na América Latina e no Caribe.

 

O diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, diz que a iniciativa de substituir a frota dos Vermelhinhos para um modelo movido a energia limpa também estimula a pesquisa científica em hidrogênio e outras fontes renováveis. Foram investidos R$11,5 milhões no financiamento da parte final da pesquisa e desenvolvimento do primeiro ônibus nacional movido à eletricidade e hidrogênio, realizada pelo COPPE/UFRJ.

 

“Maricá, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez uma encomenda tecnológica para a concepção de um modelo de ônibus movido a gás, eletricidade e a hidrogênio. A Diretoria de Indústria e Energia da Codemar entra agora com o apoio para, juntos, fazermos essa virada de fase no projeto, que é começar a pensar na fabricação destes veículos”, projeta Di Filippo.

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: