políticas públicas

Institutos de pesquisa debatem em Maricá novos métodos para formulação de políticas públicas

Compartilhe essa matéria:

Encontro nacional da Anipes reúne órgãos como IBGE, IPEA, IPP e IPEDF no auditório da Universidade Vassouras, no Flamengo

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), organiza nesta terça e quarta-feira (26 e 27/03) o XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). São dois dias de trocas de experiências com institutos de pesquisa de todo país para discutir métodos de coletas de dados para embasar decisões políticas e sociais. Os debates acontecem no auditório do Campus II da Universidade de Vassouras, no Flamengo.

Diego Maggi, coordenador geral de informação do IDR, destacou que o encontro é uma excelente oportunidade para aprender novas metodologias na utilização de pesquisas do instituto municipal.

“O IBGE falou sobre metodologias mistas, que é a utilização de coletas de dados por telefone e internet. Podemos fazer desta forma também, mas sem deixar de lado as pesquisas domiciliares. Esse evento é importante para conhecer as experiencias de outras cidades e aprimorar nossos métodos de pesquisa”, afirmou Maggi.

O presidente da Anipes, Maurílio Soares de Lima, ressaltou que o objetivo do evento é a retomada das atividades presenciais pós-pandemia com uma participação mais efetiva em todos os projetos para produção de dados que sirvam para formulação de políticas públicas.

“Temos políticas públicas voltadas para educação, saúde, meio ambiente, questões territoriais e que envolvem gênero e raça, e precisamos das informações adequadas para formulação dessas propostas. Por isso, a importância de discutir métodos de coletas de dados com os institutos de pesquisa”, disse Maurílio.

O evento reúne representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).

“Maricá valoriza o planejamento e a metodologia científica na construção de dados para a gestão governamental. Esse encontro é uma oportunidade de compartilhar com as outras instituições o trabalho que temos desenvolvido, além de provocar reflexões acerca dos desafios diante do rápido avanço tecnológico”, reforça o presidente do IDR, Romário Galvão.

Criada em 1999, a Anipes tem como missão congregar instituições brasileiras envolvidas com atividades de planejamento, estatística e pesquisas sociais, econômicas e geoambientais. Com mais de 30 instituições filiadas, a associação tem ampliado sua abrangência por todo o território nacional, incluindo diversos órgãos governamentais e organizações não-governamentais.

Serviço:
Datas: 27 e 28 de março de 2024.
Local: Auditório do Campus Maricá 2 da Universidade de Vassouras (Avenida Roberto Silveira, n. 2082 — Flamengo, Maricá)
Inscrição e programação completa: idr.marica.rj.gov.br/anipes

Programação

26/03
14h – Mesa-redonda 3: Avaliação de políticas públicas. Convidados: Constantino Cronemberger Mendes – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Diarlison Lucas Silva da Costa – Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN/PI) com mediação de Ciro Brasil – Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Sergipe (SEPLAN/SE)

15h30 – Mesa-redonda 4: Sistemas, métodos e ferramentas de gestão e difusão da informação. Convidados: Dionatan Carvalho – Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Carlos Alberto Krykhtine – Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e Cláudio Pelosi – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/BA) com mediação de Vinícius Moro – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (SEPOF/PMM)

17h – Mesa-redonda 5: Levantamentos sobre população em situação de rua: precisão e comparabilidade. Convidados: Bianca Medina – Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Marcius Alves Crispim – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Marcela Machado – Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) com mediação de Salete Da Dalt – Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR)

27/03
9h30 – Mesa-redonda 6: PIB: recortes temáticos e temporais. Convidados: Tassia Holguin – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Thiago Almeida – Fundação João Pinheiro (FJP) e Marcelo Antonio – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) com mediação de Jusçânio Umbelino – Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)

11h – Mesa-redonda 7: Desenvolvimento territorial e informações geoespaciais. Convidados: José Henrique da Silva – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Constantino Mendes – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Cláudio Pelosi – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/BA) com mediação de José de Ribamar Carvalho dos Santos – Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC)

14h – Conferência especial: “Ensino, pesquisa e capacitação para o Sistema de Estatísticas Públicas e Informações Geoespaciais” com Prof. Dr. Cesar Augusto Marques da Silva – Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE)

15h – Assembleia Geral da ANIPES – Somente para instituições associadas

Foto: Katito Carvalho

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: