Inova Agroecologia Maricá inicia o 2° plantio de tomates gourmet na Fazenda Pública Joaquín Piñero

Compartilhe essa matéria:

Colheita acontece em junho com atividades para a população

A Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, está recebendo nesta semana mudas de 60 variedades de tomates especiais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As plantas fazem parte de um trabalho do Inova Agroecologia Maricá para inserir no município novos tipos do fruto, com alto valor agregado e disseminar o cultivo entre os agricultores locais.

O Inova é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a UFRRJ.

A colheita acontece daqui a 80 dias, quando a população poderá conhecer o local em atividades paralelas como visitas, degustações, cursos e oficinas.

Com experiência de 20 anos de cultivo e com um banco de 1.000 variedades de tomate na UFRRJ, o professor e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia Maricá, explica que desta vez optou por experimentar qualidades diferentes das cultivadas na colheita de 2023.

‘Iniciamos o plantio com 60 variedades diversas de tomates desde o cereja até tipos bem grandes que podem chegar a um quilo. São  20 qualidades a mais que no ano passado. Vamos testá-los do ponto de vista agronômico e posteriormente vamos levar aos produtores rurais e restaurantes. A partir desse trabalho a gente vai difundir essas variedades que não são fáceis de serem encontradas no mercado”, diz.

Azul

Entre os tomates, estão os que  contêm o pigmento antocianina, que confere tons azulados aos tomates.

São  nomes variados como violet jasper, ametista jewel, purple heart e chocolate heart, que já indicam a predominância da coloração escura.

Para o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Codemar, Eduardo Brito, o objetivo do projeto é promover a adaptação de cultivares economicamente importantes em Maricá.

“O próximo passo é fomentar a agricultura local. O Inova é um programa que nos ensina a plantar saúde através de alimentos saudáveis, orgânicos e sustentáveis. Preservam o meio ambiente são rentáveis e darão uma renda importante para os agricultores do municipio”, explica.
 
Foto: Leonardo Fonseca 
Fonte: Codemar 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: