Importância da Serra da Tiririca

Importância da Serra da Tiririca, criação e história recontadas

Compartilhe essa matéria:

A importância da Serra da Tiririca – No dia 17 de novembro,  a DB Editora e a Concessionária ECOPONTE celebraram com seus convidados, amigos e personalidades da cidade o lançamento de mais um sucesso editorial, o livro Parque Estadual da Serra da Tiririca: 30 anos. A obra comemorativa reconta as três décadas de criação desta importante unidade de conservação de proteção integral, que foi a primeira do país fruto de iniciativa popular. 

 

Intitulado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco, Peset protege um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro

Pensada de forma especial e diferenciada, ilustrada com fotografias estupendas de diversos fotógrafos, com a participação especial do renomado fotógrafo Antônio Schumacher, a obra descreve todo o processo de luta de ambientalistas, moradores da região, biólogos e movimentos sociais locais para proteger o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro — o que o torna um patrimônio natural brasileiro, reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que o intitulou Reserva Mundial da Biosfera.

O evento, reuniu autoridades, personalidades e formadores de opinião:

  • representantes da prefeitura de Niterói;
  • O secretário do Municipal do Clima, Luciano Paez;
  • Philipe Campello, presidente do INEA;
  • O gestor de Sustentabilidade da ECOOPONTE, Silvio Souza;
  • o atual gestor do PESET, Ricardo Augusto de Almeida Voivodic;
  • o ex-gestor do PESET, Leandro Augusto da Silva; entre outros.

O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, tendo como única incentivadora a ECOPONTE, que tornou possível a concretização deste projeto tão especial para a cidade de Niterói.

Capricho nos detalhes devido a imensa importância da Serra da Tiririca

Esta é a sétima publicação da DB Editora. Com uma tiragem de 1000 exemplares impressos, o projeto engloba meios de acessibilidade para inclusão e acesso à leitura democratizado. Esses meios foram disponibilizados  por meio da distribuição gratuita de 20% dos exemplares impressos para bibliotecas, escolas e universidades públicas, além da hospedagem em página aberta na internet para leitura e download gratuito.

 

“Um dos principais objetivos do livro, além de apresentar o Peset para quem não o conhece, é ensinar os visitantes como lidar com o meio ambiente de forma saudável e segura para ambas as partes; respeitando a natureza e desfrutando do melhor que ela pode oferecer”, diz Franciane Barbosa, idealizadora e coordenadora da obra.

Foto: Ulisses Franceschi

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: