O projeto Inova Agroecologia, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), por meio da Biotec Marica, inicia nesta terça-feira (22/11) o curso “Sistemas de certificação orgânica: Mecanismos de garantia para produtos orgânicos”.

Biotec Maricá promove curso de sistemas de certificação orgânica

Compartilhe essa matéria:

Curso de sistemas de certificação orgânica

O projeto Inova Agroecologia, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), por meio da Biotec Marica, inicia nesta terça-feira (22/11) o curso “Sistemas de certificação orgânica: Mecanismos de garantia para produtos orgânicos”. Dividido em dois módulos, o primeiro, realizado amanhã, será uma introdução a certificação orgânica, instrumento apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto, que garante que os produtos orgânicos rotulados foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.

 

Já no dia 29/11, o módulo dois fará uma troca de experiências com agricultores certificados via SPG (Sistema Participativo de Garantia). A legislação brasileira prevê três mecanismos de garantia da qualidade dos produtos orgânicos: Sistema Participativo de Garantia, Certificação por Auditoria e Controle Social para Venda Direta.

 

“O SPG envolve todos os componentes da rede de produção orgânica. Agricultores, produtores, extrativistas, comerciantes, consumidores e técnicos compartilham a responsabilidade pela avaliação da conformidade das unidades de produção frente aos regulamentos da agricultura orgânica”, explica o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo.

 

Entre os temas discutidos no primeiro dia do curso estarão: Agricultura orgânica de base agroecológica: A trajetória da Abio; O processo de regulamento da agricultura orgânica no Brasil; Certificação por auditoria, sistemas participativos de garantia(SPG) e organizações de controle social (OSG); O Sistema Participativo de Garantia da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (SPG-ABIO); avaliação dos mecanismos de garantia e visita de verificação da conformidade (na unidade de produção agroecológica da Coopera-Fazenda Pública).

 

 curso de sistemas de certificação orgânica

 

Foto: Codemar

Fonte: Codemar

 curso de sistemas de certificação orgânica

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: