m1newsTV_saúde_câncer_notícia

Homens negros têm mais chances de desenvolver câncer de próstata? Veja esta e outras dúvidas sobre a doença

Compartilhe essa matéria:

Saiba o que a ciência diz sobre a relação entre a etnia, a prevalência e a evolução do câncer de próstata entre homens negros

 

O câncer de próstata é o tipo mais comum em todas as regiões do Brasil na população masculina. Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em nosso país, desconsiderando os tumores de pele não-melanoma, 29% dos diagnósticos cancerígenos em homens são de próstata. De acordo com o Prostate Cancer UK, no Reino Unido, aproximadamente 1 a cada 8 homens terão câncer de próstata ao longo de sua vida. Porém, também segundo a instituição, 1 a cada 4 homens negros desenvolverão a doença ao longo de suas vidas, ou seja, o dobro de chances.

 

Afinal, por que isso acontece? Esclareceremos essa e outras dúvidas sobre o assunto neste artigo. Acompanhe!

É verdade que homens negros têm mais chances de desenvolver câncer de próstata?

 

Sim, inclusive, é uma informação divulgada por várias instituições. Além do Prostate Cancer UK que vimos anteriormente, o Departamento de Medicina da Universidade de Michigan afirma que homens negros possuem mais possibilidades de ser diagnosticados com câncer de próstata e quase 2,5 vezes mais chances de morrer por conta da doença.

Quais são os motivos para os maiores riscos?

 

Ainda não há consenso científico sobre isso. Porém, alguns fatores podem ajudar a explicar:

 

  • Genética. Fatores biológicos herdados podem resultar nesses indicadores. Um estudo publicado no periódico Nature Genetics concluiu que homens de ancestralidade africana possuem uma pontuação de risco genético (GRS, ou Genetic Risk Score) 2,18 vezes mais alta que homens de ancestralidade europeia.

  • Baixa representatividade em testes clínicos. Geralmente, o recrutamento de homens negros para estudos clínicos de câncer de próstata é mais baixo, o que dificulta a identificação de possíveis diferenças que resultam nessas taxas mais elevadas.

 

Quando redobrar os cuidados?

O primeiro cuidado, que é de praxe, é o exame digital retal (toque prostático). Ao apalpar a próstata, é possível detectar algumas alterações na consistência dos tecidos e na estrutura do órgão.

 

A maioria do público masculino enxerga este exame como se fosse um pesadelo. É fato que ele não é tão confortável quanto um exame de imagem, mas considerando que ele literalmente pode salvar vidas, sua realização é indispensável.

 

É aí que chegamos a um ponto importante: quando fazer o exame digital retal? Aqui no Brasil, a indicação é de que os testes preventivos sejam indicados a partir dos 50 anos, mas há sociedades médicas internacionais que indicam sua realização a partir dos 45 anos.

 

Dado que existe essa maior prevalência, agressividade e mortalidade do câncer de próstata entre homens negros, recomenda-se que os exames preventivos se iniciem a partir dos 45 anos, antecipando assim eventuais diagnósticos que permitem um tratamento antecipado.

 

Tudo isso, porém, se aplica quando não há casos anteriores da doença na família. Caso isso aconteça, especialmente com familiares mais próximos, como pai e irmão, os cuidados podem se iniciar ainda antes.

 

Ao procurar a ajuda de um urologista, você receberá todas as orientações de que precisa sobre as melhores práticas, de modo a ter a máxima segurança possível em eventuais diagnósticos e, quando necessário, nos tratamentos posteriores.

O que é o exame de PSA? Ele realmente ajuda?

Existe um exame chamado de PSA, sigla para Antígeno Prostático Específico (Prostate-Specific Antigen, em inglês). Essa é uma glicoproteína produzida primariamente na próstata e secretada no sêmen, embora esteja presente em menor concentração no soro.

 

O teste é um marcador de câncer de próstata, assim como o exame de toque retal, para detectar precocemente o câncer de próstata. Por isso, ele pode ser utilizado para diagnósticos precoces da doença.

 

Existem outras condições que podem fazer com que o PSA fique mais alto mesmo sem associação a um câncer de próstata, como na hiperplasia prostática benigna e na prostatite. Porém, o exame realmente pode ser um sinal de alerta para identificar mais rapidamente.

 

Converse com o seu urologista para entender mais sobre este teste e quando seria o melhor momento para sua realização, o que também depende de outros fatores, como casos anteriores na família, por exemplo.

 

Como evitar o câncer de próstata?

Alguns cuidados relativamente simples podem te ajudar a reduzir as chances de ter câncer de próstata, além de também te ajudarem, por extensão, a ter uma saúde melhor. Confira:

 

  • Tenha uma dieta saudável. Evite consumir muita gordura, coma mais frutas e vegetais e consuma soja e chá-verde, alimentos que podem reduzir os níveis de PSA.

  • Pratique exercícios físicos. Além de auxiliar na prevenção do câncer de próstata, as atividades físicas te ajudarão a reduzir a inflamação, melhorar o sistema imunológico e combater os sintomas de um estilo de vida sedentário.

  • Pare de fumar e consuma menos álcool. Outra sugestão que se aplica em várias fichas de cuidados de saúde, ambas medidas podem reduzir as chances de contrair câncer.

  • Mantenha-se sexualmente ativo. Um estudo de Harvard indica que a ejaculação constante pode ajudar a diminuir os riscos da doença. Este é mais um dos vários benefícios que uma vida sexualmente ativa e saudável pode proporcionar.

  • Tente estar em boa forma física. Temos aqui mais uma dica que é bem comum em relação a cuidados preventivos com a saúde, mas a obesidade pode ser um fator de risco no desenvolvimento de cânceres de próstata mais agressivos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não ter nenhum sintoma, mas alguns dos possíveis são a dificuldade de urinar, a redução do jato de urina, a demora para começar e terminar a urina e a presença de sangue.

Como é feito o tratamento do câncer de próstata?

O principal tratamento é a cirurgia de retirada da próstata, chamada de prostatectomia, que também pode ser acompanhada de radioterapia e tratamento hormonal.

 

Caso seja necessária a retirada da próstata, o homem pode passar a ter disfunção erétil e incontinência urinária, embora isso possa variar de acordo com cada caso.

 

Em caso de disfunção erétil, deve-se procurar um profissional para realizar o acompanhamento. Cuidados durante a prática sexual devem ser tomados, com a finalidade de proteger o pênis de possíveis lesões resultantes da Doença de Peyronie.

 

O quadro é caracterizado pelo entortamento do pênis, também característico da maioria dos homens que passam pela radioterapia para o tratamento do câncer de próstata, podendo ser resolvido através da Técnica Egydio.

Mantenha a calma, adote os cuidados preventivos e tenha acompanhamento médico frequente

 

É natural que este seja um assunto que traz preocupação, mas com todos os cuidados prévios e o acompanhamento médico necessário, as chances da incidência e da evolução do câncer de próstata em homens negros pode ser reduzida. Em caso de dúvidas, o mais indicado é que o paciente procure médico para entender melhor o seu quadro clínico e, diante de alguma constatação, ter um plano de ação claro para solução do problema.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: