Handebol mostra que esporte é semente para um futuro melhor, diz presidente da Codemar ao receber atletas

Compartilhe essa matéria:

A atleta da seleção brasileira de handebol, Renata Santiago, campeã do Global Tour Beach, juntamente com organizadores do evento – em sinônimo de gratidão – homenagearam o presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Hamilton Lacerda, com uma placa que é oferecida aos apoiadores de handebol e com uma camiseta da seleção brasileira. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (4), na sede da empresa.

 

A Codemar foi decisiva para a produção do evento, que aconteceu na Barra de Maricá entre os dias 20 e 30 de abril.

 

 “O que vejo acontecer em Maricá é muito gratificante. Tive minha vida transformada por um projeto socioesportivo”, lembrou Renata Santiago.

 

Cidadania

 

Para a atleta, o esporte é uma via que desperta a cidadania das pessoas e que pode levar a um futuro dourado. Segundo ela, as pessoas, às vezes, não veem o esporte com seriedade e acham que é só para deixar “a criança passando o tempo”.

 

“Na minha vida não foi só isso. É algo que muda a pessoa, que muda a sociedade. Estive numa ação aqui com várias práticas acontecendo ao mesmo tempo, com as crianças muito envolvidas e dali, com certeza, vai sair muita coisa boa. De Maricá vai sair muita coisa boa”, garantiu a atleta carioca.

 

Desenvolvimento social

 

O presidente da Codemar destacou o papel do esporte no desenvolvimento social, na formação cidadã e no combate à violência. Ele defende a necessidade de olhar o esporte como política pública e como sinônimo de desenvolvimento econômico.

 

“É preciso usar as atividades esportivas e culturais nas comunidades como política pública permanente, estratégica e que respeite a individualidade dos jovens”, observou Hamilton Lacerda

 

Legado

 

Hamilton Lacerda sugeriu aos organizadores dessa modalidade esportiva para que essa atividade que ocorre em Maricá passe a ser um evento ordinário.

 

 

“Dessa forma, a gente passa de um evento de exibição para evento oficial”, observou o presidente.

 

“O evento em Maricá é bom, mas se a gente traz vocês para cá, em outros momentos, é diferente. O simples fato de vocês darem uma oficina de capacitação para os professores da rede é uma das maiores sementes que podem plantar, porque ele vai trabalhar aquilo ali durante o ano todo”, disse Hamilton Lacerda.

 

“E a criança que jogou ali (durante os campeonatos) vai ter oportunidade de jogar depois também. É a semente mais importante para esse legado. Só assim, a longo prazo, combateremos a violência”, acrescentou.

 

A sugestão do presidente Hamilton Lacerda teve acolhimento de um dos organizadores do campeonato, Thiago Gusmão: “Esse é o nosso objetivo”.

 

A Prefeitura de Maricá já garantiu que sediará o evento pelos próximos dois anos. A organização da disputa, feita numa moderna arena montada na Barra de Maricá, e as ações envolvendo jovens da cidade foram destacadas pela jogadora Renata Santiago, que levou o ouro com a seleção do Brasil na etapa do internacional.

 

As competições

 

Maricá sediou a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia e também a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, o circuito mundial do esporte.

 

O Brasil garantiu a medalha de ouro no Global Tour Beach Handball no domingo (30), com quatro jogos da final do campeonato, que trouxe sete seleções para a disputa na cidade.

 

 

Foto: Paulo Ávila

Fonte: Codemar

Almoço Solidário

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: