Fios pendurados em postes, perigo para população. É urgente a necessidade de regularização.
Fios pendurados em postes, perigo para população. É urgente a necessidade de regularização.
Fios caídos, fios em zigue-zague, fios atravessando ruas, e do mesmo modo, postes tombados e postes trincados. Conjunto que promove confusão e poluição visual. Além disso, colocam em risco a vida dos maricaenses.
Para quem anda pelas ruas e observa a fiação da calçada ou da janela de casa, existe uma dificuldade de distinguir os fios e cabos. Nem sempre é possível saber se os fios soltos ou cabos embaralhados são oriundos da rede elétrica ou dos serviços de telecomunicação como telefonia, Internet e TV a cabo.
Inquestionavelmente, essa lamentável situação necessita ser transformada.
É necessária uma mudança urgente.
As Empresas de Telefonia e de Internet precisam atender ao normatizado pela Lei Municipal 2609/15, estabelecida com base na Resolução Federal 12.485.
Consequentemente, percebemos a importância e necessidade da retomada vigorosa do Projeto Telecom Compartilhada. Projeto este que iniciou sua atuação em março/2017, todavia, paralisado em agosto do mesmo ano.
Antes de mais nada, vamos conhecer o Projeto Telecom Compartilhada.
Acima de tudo, seu objetivo é diminuir a poluição visual ocasionada por implantação de redes desordenadas e irregulares no município.
Atribuições
- fiscalização;
- ordenamento dos cabos e
- legalização de projeto.
Coordenação do Projeto
- Coordenador Executivo, o Sr. Jorge Teles: responsável pelo gerenciamento junto às empresas envolvidas das incursões nas vias, além da fiscalização do cumprimento das diretrizes colocadas.
- Coordenador Jurídico, o Sr. Marcelo Moura da Silva: responsável pelo exame e elaboração de pareceres de todos os projetos.
Ações a serem desenvolvidas:
- reuniões com as Empresas de Telecom, com o intuito de colocá-las dentro das normas vigentes no Município;
- intervenções por toda a cidade, visando a retirada e ordenação dos cabos nos postes, a serem realizadas pelas Empresas de Telecom sobre a fiscalização de Jorge Teles
Certamente a reativação do Projeto Telecom Compartilhada é um grande anseio da população, não somente pelo aspecto da poluição visual, como também pela segurança e pela orgulho dos cidadãos maricaenses de viverem num município belo, seguro e organizado.
Medidas de cautela repassadas por Jorge Teles:
- a população deve agir com cautela ao se deparar com fios soltos, visto dificuldade em diferenciar os fios nos postes, para evitar acidentes;
- ao encontrar fios partidos, a população deve isolar e sinalizar o local com galhos de árvores, triângulos ou cones, além de contactar os órgãos públicos;
- em caso de dúvida, a população não deve se aproximar para tentar identificar o cabo, pois há risco de choque.
Texto: Simone Boechat
Fotos: Gaby Carvalho
Veja também:
===> Aeroporto de Maricá – Inaugurado em 25/05/2018 – Porta de entrada para desenvolvimento
#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias
One thought on “Fios pendurados em postes, perigo para população. É urgente a necessidade de regularização.”
Comments are closed.