Fiocruz coronavírus

Fiocruz descarta caso coronavírus em Maricá

Compartilhe essa matéria:

A Coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, comunica que, após a contraprova feita nas amostras coletadas e enviadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o resultado do exame para Coronavirus no único paciente suspeito em Maricá foi *negativo*. Antes dessa análise, as amostras passaram por duas outras etapas preliminares de testes no Lacen, laboratório ligado ao estado.

Apesar de a Secretaria Estadual de Saúde ter divulgado, na tarde desta terça-feira, que há dois casos suspeitos em análise, a  Secretaria Municipal de Saúde de Maricá entrou na área do site estadual onde esses dados são compilados e confirmou que no sistema consta apenas um caso para Maricá e já classificado como negativo. A secretaria entrará em contato com o estado para solicitar a baixa no sistema.

 

O paciente, agora negativado, um homem, deu entrada no Hospital Conde Modesto Leal na última sexta-feira (28/02), queixando-se de dor na garganta. O paciente informou ter estado em contato com uma pessoa proveniente de Florença, Itália (onde na ocasião havia um caso de coronavírus). Por este motivo, decidiu-se pela coleta e envio de amostras de sangue para análise. Assim, as amostras foram analisadas em dois testes no Lacen laboratórios. E, por fim, na Fiocruz.

Sem quadro clinico, o paciente foi liberado e recebeu orientações. 

Covid-19 no mundo

Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde fez declaração em boletim dobre o Covid-19, em 03/03/2020. De acordo com a instituição mais de 90 mil (90.894) pessoas foram infectadas e 3.110 pessoas morreram. No Brasil não foi detectado nenhum outro caso, além dos dois já conhecidos. Na China foram reportados 129 novos casos, nas últimas 24 horas. O número mais baixo desde 20/01.

A saber, fora da China, 1.848 casos de Covid-19 foram reportados em 48 países; 80% destes casos foram de três países: Coreia do Sul, Irã e Itália. 12 novos países reportaram seus primeiros casos e agora há 21 países com apenas um caso. Não foram reportados casos em 122 países.

Enfim, conheça e saiba lidar com o medo e a ansiedade da doença.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: