Final do concurso cosplay premia três categorias no último fim de semana do Maricá Games

Compartilhe essa matéria:

Concurso Cosplay do Maricá Games

O Concurso Cosplay do Maricá Games esbanjou criatividade e animação dos participantes e provocou admiração dos visitantes no último final de semana do evento. Foram cerca de 70 competidores, que disputaram nas categorias Caracterização, Performance e Melhor Show, além de outros cosplayers que estiveram presentes para prestigiar o evento. A primeira edição da maior feira de jogos eletrônicos e universo geek, realizada pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aconteceu durante dez dias e reuniu cerca de 20 mil pessoas, incluindo alunos da rede.

 

O presidente da Codemar, Olavo Noleto, comentou que tem certeza que a programação proporcionou experiências fantásticas aos visitantes e que, com certeza, outras edições da feira serão realizadas.

 

 

“Esse é o novo mundo que está nascendo em Maricá. Um mundo onde a gente possibilita novas experiências e incentiva nossas crianças e jovens a olharem além. Estamos formando jovens para uma nova economia, também para a área de tecnologia da informação, programação em games, entre outras áreas, onde é preciso profissionais capacitados. Tenho certeza que o Maricá Games está contribuindo”, destacou.

 

A programação contou com visitantes de municípios vizinhos, como foi o caso do técnico de enfermagem Rodrigo Costa, que mora em Itaboraí, e prestigiou a programação com seu filho Heitor, de 8 anos, aproveitou para tirar fotos com vários personagens no evento.

 

 

“Maricá está de parabéns, sempre promovendo eventos excelentes, que têm abraçado toda a região. O Maricá Games deu um show de organização e aproveitamos para visitar as arenas, que inclusive contou com uma ótima curadoria”, comentou o pai do Heitor.

Criatividade na caracterização dos personagens

O cosplayer participante do concurso que caprichou na produção e conquistou o título de melhor caracterização do dia foi a assistente de segurança, Rose Costa, que se inspirou na personagem Gamora, do filme Guardiões da Galáxia. A moradora da cidade do Rio de Janeiro contou que além da Gamora, interpreta outros personagens “coloridos”.

 

“Faço esse cosplay há 4 anos e logo que vi a personagem, me identifiquei. Adoro interpretar personagens que tenham pinturas artísticas e muita cor. Gosto de ‘pintar o sete’ e já sou cosplayer há dez anos e também atuo como cosmaker. Gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura de Maricá em trazer um evento geek com essa estrutura para a cidade”, comentou Rose.

 

O concurso também premiou personagens como Deadpool, com o participante Handerson Franco, como melhor performance. Como melhor show, quem venceu foi Hyu, de Leonardo Igor, ganhou a vez. Edson Lopes não foi premiado, mas também caiu nas graças do público com sua caracterização como Jason Voorhees, da série de filmes de terror “Sexta-Feira 13”.

 

“Faço esse personagem há cinco anos e também sou cosplayer do Freddy Krueger. No carnaval, as crianças adoram, algumas sentem medo, mas eu converso e brinco para tirar o medo. Eu fico muito feliz com a aprovação das performances, porque eu produzi as roupas e os adereços para me aproximar o máximo do personagem”, afirmou o gonçalense de 25 anos.

Onze apresentações solo e três em grupo

Um dos jurados do concurso, Jhon Ramos, que também é cosplayer e cosmaker, comentou sobre a programação que também dividiu palco com o concurso de Kpop, com 11 apresentações solo e três grupos agitaram a tarde do evento.

 

“Achei tudo incrível! Muito legal quando há essas iniciativas em trazer esses eventos da comunidade geek para locais que ainda muitos não tiveram acesso. E um dos pontos que achei mais interessante no evento foram as visitas das escolas com seus alunos. Como não ficar feliz em trabalhar em um projeto desse?”, comentou Jhon, que interpreta o Anduin Llane Wrynn, um personagem fictício que aparece na série de videogames “Warcraft”, da Blizzard Entertainment.

 

O coordenador da programação Kpop e cosplay, Mário Vinícius, ressaltou que o cosplay e o kpop são sempre atrações de sucesso em eventos da cultura geek e pop.

 

 

“Aqui em Maricá não seria diferente. A galera curte, dança e se caracteriza de  seus personagens favoritos. É o momento do público participar e também ser atração do evento”, destacou.

 

Foto: Leonardo Fonseca

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: