M1newstv Multiculturalismo e Identidade cultural FLIM 2023

Multiculturalismo e Identidade Cultural – Exposição de Arte – FESTART na FLIM 2023

Compartilhe essa matéria:

Exposição de Arte Multiculturalismo e Identidade Cultural é integrada por 24 artistas e está ocorrendo no stand da FESTART na oitava edição da FLIM 2023.

A Exposição de Arte Multiculturalismo e Identidade Cultural sob curadoria da artista Plástica Priscilla Fontes – formada pela EBA – Escola de Belas Artes da UFRJ -, traz nessa mostra magníficos trabalhos de artistas plásticos residentes em Maricá que deixou Gilberto Gil – ex-ministro da Cultura – impressionado e deslumbrado com a potência cultural dos artistas de Maricá.

Participam da Exposição no FESTART os artistas:

Deborah Netto do Recanto de Itaipuaçu, com uma belíssima encáustica, técnica milenar que era utilizada nas estátuas da Grécia Antiga, a artista Deborah Netto já expôs em Nova York, Suíça, Portugal, Finlândia, Japão e na Malásia.

Marcelo Duprat, Mestre Doutor em pintura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa e pós graduado pela EBA – Escola de Belas Artes da UFRJ.

Marta Moura, de Itaipuacu, artista performática e talento único que atua com arte engajada que expressa dramas humanos da atualidade;Marta Moura já teve seus trabalhos projetados na Ucrânia, São Paulo, exposições na Holanda.

Priscilla Fontes, de Itaipuaçu, com “Sankofá”, trabalho realizado em praça pública no dia 21 de março de 2023 , na primeira comemoração do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé,  instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva este ano.

Beatriz Meirelles, do centro EBA – Escola de Belas Artes da UFRJ.

Michel França, com seus “Retalhos” é um artista de Jacaroá com seu trabalho de colorido vibrante e linhas precisas.

Camila Moraes, do Parque Nanci, e também conselheira de Cultura da cadeira de artes plásticas, traz nessa mostra “Colagem sobre lenço”.

Cristina Rivas, professora de arte da Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura em Itapeba apresenta uma magnifica obra “Odoyá”.

Yosseph Carvalho, do Parque Nanci também professor de arte formado pela escola de Belas Artes nos apresenta nessa exposição 4 magníficas acrílicas sobre tela em delicadíssimas pinturas com grande virtuosismo técnico.

Walter Pereira, com “Adeus Covid” do Recanto de Itaipuacu.

Osias da Silveira, com a escultura “Guerreiro Templário” feita palmeira imperial em sua arte in natura.

Adriano da Silva, de Itapeba com “Brasil”.

Danilo Nóbrega , representando a arte contemporânea.

Bruno Pinheiro, do Barroco, com paisagens de Itaipuacu.

Fábio Motta, do Recanto de Itaipuaçu

Maisa de Souza Betiol, de Itaipuaçu, com óleos s/ tela.

Jack Nery, do Barroco, com sua obra de colagem s/ tela de grande impacto estético e visual.

Marta Sportitsch, de Jacaroá, com esculturas e seu “Auto- Retrato Híbrido”.

O escultor e restaurador Alexandre Shiachticas, de Bambuí é  motivo de grande surpresa nessa exposição apresentando uma pintura “Felicidade”.

Luis Gustavo Nassar, do Centro, com Aquarela s/ papel.

Rosângela Castro, da Barra de Maricá, com a tela “A Chegada de Martim Afonso de Souza à Vila de São Vicente -; pintura que conta a história do desembarcando no litoral Paulista, onde foi fundada a Vila de São Vicente, a primeira Vila da América Portuguesa.

Exposição de Arte Multiculturalismo e Identidade Cultural com grandes surpresas!

Com cartoons falando sobre Meio Ambiente e o Multiculturalismo, integra a exposição o Cartunista e humorista Roberto Netto, que vem sendo atração com a realização de caricaturas ao vivo para o público presente.

Outra grande surpresa dessa exposição são as Máscaras Africanas de procedência da Nigéria, Senegal e Togo, que vêm causando grande admiração do povos de axés, do precioso Acervo do Ilê Asè Osetura, generosamente cedidas pelo conselheiro de Cultura Afro-brasileira Júlio César Fernandes para compor essa mostra.

A Mostra de Arte Multiculturalismo e Identidade Cultural, composta por protagonistas culturais de diversos partes do município, e está aberta ao público todos os dias, durante a Festa Literária Internacional de Maricá FLIM, até o dia 01 de outubro de 2023.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: