Dia Mundial da Pesca

Encontro com pescadores em homenagem ao Dia Mundial da Pesca

Compartilhe essa matéria:

Dia Mundial da Pesca

A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta terça-feira (23/11), uma reunião com membros de associações e colônias de pescadores locais no Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá (orla do Parque Nanci). A ação faz parte  das comemorações ao Dia Mundial da Pesca (21/11), e teve por objetivo apresentar os projetos da cidade  voltados à defesa e à regularização dos pescadores, como a oferta gratuita do curso de Pescadores Profissionais (POP).

 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino reforçou o papel das comemorações ao Dia Mundial da Pesca para a valorização dos pescadores locais, afirmando que as atividades simbólicas irão se estender por toda a semana.

 

“Decidimos fazer em Maricá uma semana de comemorações ao Dia Mundial da Pesca. O evento principal foi no Parque Nanci e, junto à Capitania dos Portos, entregamos coletes salva-vidas aos pescadores, aumentando a segurança a esses trabalhadores. Solicitamos a realização do curso POP no município e vamos também instalar placas de ordenamento de pesqueiro, levando cada vez mais conquistas aos pescadores locais”, destacou o secretário.

 

 
Representante da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias, Dárcio da Silva Marins, de 33 anos, garantiu que o evento ajuda a promover a regularização dos pescadores e outras ações que trazem protagonismo a essa população.

 

“Hoje chegamos a cerca de 320 pescadores cadastrados no município. É muito importante termos essa legalização, para participarmos de oportunidades que possam surgir, como o curso de Pescadores Profissionais (POP), que será oferecido gratuitamente em Maricá por meio de uma parceria da prefeitura. Só tenho a agradecer por todas as políticas de apoio aos pescadores existentes na nossa cidade, são essenciais”, acrescentou.

 

O encontro também contou com a participação da primeira-dama do município, Rosana Horta e do capitão-tenente da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Cansian. Outros eventos foram realizados com núcleos de pescadores do Recanto de Itaipuaçu, de Araçatiba e de Ponta Negra.

 

Caminhão do Peixe passa pelo Parque Nanci

Apoiando a semana de homenagens à pesca, o Caminhão do Peixe também esteve na orla do Parque Nanci nesta terça-feira (23), oferecendo produtos com descontos de até 40%.

 

 
Das 8h às 12h, a população pode adquirir corvina, tilápia, entre outras opções, com preços reduzidos, por serem comprados diretamente dos produtores da cidade.

 

O Caminhão do Peixe circula semanalmente pelos bairros de Maricá, estando no Caxito (às segundas-feiras); no Manu Manuela e no Parque Nanci (às terças-feiras); no Caju (às quartas-feiras); no Barroco (Itaipuaçu, às quintas-feiras); e em Ubatiba (às sextas-feiras).

 
Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: