Educação promove 3ª edição do concurso de merendeiras

Compartilhe essa matéria:

Competição reuniu 240 profissionais que prepararam doces, salgados e sucos, todos com produtos de hortifruti

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira (14/07) a 3ª edição do concurso de merendeiras, reunindo 240 profissionais que atuam nas 65 escolas da rede municipal de ensino. A competição de receitas culinárias aconteceu no ginásio do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, onde doces, salgados, além de sucos, foram preparados com produtos hortifruti e apresentados aos 50 jurados.

Na categoria de salgados a equipe campeã foi a que veio da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro. Na modalidade de doces, o 1º lugar ficou com CEIM. Nelson Mandela. Por fim, na categoria líquida, o destaque ficou para a equipe da Escola Municipal Guaratiba.

Entre os quitutes expostos em cinco bancadas estavam sucos de mamão, beterraba, limão, hortelã, goiaba, pêra, banana, bolo de casca de banana, brigadeiro de chuchu, bolo salgado de legumes, espaguete de abobrinha e cenoura, brócolis gratinado, entre outras iguarias feitas à base de legumes e verduras, sem adição de proteína animal.

 

Novas receitas na merenda escolar

 

A responsável técnica da Secretaria de Educação e nutricionista do programa Nacional de Alimentação Escolar, Lourice Soares Bittencourt, adiantou que as receitas mais votadas farão parte do calendário oficial da rede municipal de educação.

 

“Temos receitas maravilhosas. Esse concurso é voltado para a valorização dos hortifrutis na alimentação, em todas as refeições, desde o desjejum, passando pelo lanche da tarde, o almoço e a janta. As nossas merendeiras abraçaram essa ideia e hoje estamos encerrando o concurso com a degustação dos pratos”, disse.

 

Nas etapas anteriores da disputa, que ocorreram em junho, as merendeiras prepararam dois pratos que, antes de serem apresentados e degustados pelos jurados, foram aprovados pelos alunos. Entre os critérios estavam aparência, sabor, técnica e textura.

 

Jurados e participantes aprovam concurso

 

Uma das juradas, a nutricionista Lúcia França elogiou a organização do evento e o nível de dificuldade da competição.

 

“É a 2ª vez que tenho o prazer de participar como jurada dessa competição. Fico admirada com a evolução e a criatividade dos pratos, já que eles estão mais elaborados e ficou difícil decidir. Maricá está de parabéns em promover esse concurso que está muito bem organizado”, avaliou.

 

Cozinheira há quatro anos na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, Jaqueline Ribeiro, de 53 anos, preparou brócolis gratinado para apresentar aos jurados.

 

“Fico muito feliz em participar porque eu amo cozinhar. Comida tem que ser feita com amor e carinho para os meus pequeninos que amo como se fossem meus filhos”, declarou.

 

Catiene de Oliveira, de 46 anos, apresentou rocambole de espinafre, representando a Escola Municipal Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí.

 

 

“É uma imensa alegria participar desse concurso. De especial coloquei o coração para cozinhar para a família Caic. Fui campeã no ano passado e hoje vim atrás do bicampeonato”, disse emocionada a Catiene.

 

No evento foram sorteados brindes doados por empresários parceiros e pelas diretoras das unidades. Entre os jurados estavam comerciantes locais, chefes de restaurantes, nutricionistas, estagiários de nutrição, profissionais da rede municipal de ensino e Regina Tchelly, empreendedora social nordestina e fundadora do projeto Favela Orgânica.

 

 

Foto: Elsson Campos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: