DIA DO DESAFIO

Dia do Desafio: Maricá ganha visibilidade mundialmente

Compartilhe essa matéria:

Dia do Desafio: Maricá é uma das cidades ganhadoras da disputa!

Antes de mais nada, com a participação de mais de 27000 pessoas, que equivalem a 18% da população da cidade, Maricá vence a disputa pelo Dia do Desafio. Realizada em 29/05, o município se consagrou ‘a cidade do esporte’.

Maricá disputou a gincana com a cidade de Ourinhos, (São Paulo) que ficou na segunda colocação. Ourinhos só conseguiu o envolvimento de 11600 participantes, o equivalente a 10% da população. Mais de 3.000 cidades do continente americano participaram da 25ª edição do Dia do Desafio. O aguardado resultado foi divulgado nessa quarta-feira, dia 05/06.

A gincana, que busca incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida saudável, teve ainda a participação de cidades do mundo inteiro e o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc)

 

Cidade que promove e participa dos esportes

Antes de mais nada, Maricá é uma cidade que promove o esporte em todas as áreas. Ela vive e respira esporte. Dessa maneira, entre as atividades realizadas pelos moradores estão alongamento, natação, hidroginástica, futebol, caminhada, corrida, agachamentos, burpees (exercício de Crossfit com pulo e abdominal), subida de corda e levantamento de pesos. As atividades ocorreram na Arena Flamengo, no Paço Municipal, próximo a rodoviária do Centro e em Araçatiba e reuniram moradores e servidores públicos.

Assim, quem participou endossa a mensagem. De acordo com Leonardo Santos (43 anos) morador do Boqueirão:

“A prática esportiva estimula o corpo e é bom para a saúde. Eu só não faço todo dia, por causa de tempo, mas de vez em quando dou uma corridinha. Por enquanto, ele só joga só futebol, mas já estamos esperando uma vaga para que ele possa fazer natação”.

 

DIA DO DESAFIO
Atividades em Maricá pelo Dia do Desafio – Foto: Katito Carvalho

 

Dia do Desafio: O que é?

Primeiramente, há 25 anos, cidades em todo o mundo participam, sempre na última quarta-feira do mês de maio, do Dia do Desafio. De fato, é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Afim de quebrar a rotina sedentária e estimular a população a participar de qualquer atividade física, por, ao menos, 15 minutos consecutivos, a saber: dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre várias outras opções.

Além disso, neste ano, a participação foi ainda mais qualificada. Foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos.

Com isso, as cidades disputam entre si para ver quem consegue mais adesões. E o slogan é

“Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”.

Cidade reconhecida mundialmente

De fato, para o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Bittencourt, o acesso ao esporte vem sendo ampliado, atualmente a maior ferramenta para a inclusão social.

“Nada mais justo Maricá mostrar para o Brasil e o mundo que realmente respira esporte”, frisou.

De acordo com Carlos Vagner, coordenador de esportes da pasta até as 17h desta quarta-feira mais de 12 mil engajamentos, entre vídeos e fotos, foram contabilizados pelo “Dia do Desafio”.

“A mobilização do município foi sensacional. Acho que a sociedade entendeu o espírito da prática da atividade física. E que a nossa proposta não é ganhar das outras cidades, mas incentivar a prática da atividade. Se cada pessoa passar a fazer 15 minutos de atividade física diária. O nosso objetivo terá sido alcançado. Pois o que queremos é cultuar com essa ação a saúde do maricaense. “

 

Foto Destaque: Michel Monteiro

Veja também: 

 

Evasão escolar: Erradicação do problema na cidade

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: