feijoada São João Batista

Dia de São João: homenagem nas capelas

Compartilhe essa matéria:

Dia de São João nas capelas de Cordeirinho, Espraiado e Spar

Antes de mais nada, em homenagem ao Dia de São João Batista, comemorado em 24/06, Maricá terá uma grande comemoração. De fato, a Prefeitura de Maricá, a Coordenadoria de Assuntos Religiosos, a Secretaria de Turismo, e Paróquias de Nossa Senhora do Amparo e São José realizam essa tradicional festa, a saber;  nos bairros de Cordeirinho, Spar e Espraiado. Desse modo, dentro da programação, serão realizados shows, celebração de Santa Missa, novena e a procissão do padroeiro.

O coordenador católico da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, Ronaldo Cardim, destaca que os moradores da cidade sempre participam das festas em homenagem a São João, que é um dos mais importantes para a fé católica.

“São João Batista foi o último profeta antes de Jesus que anunciou a sua vinda. Agradecemos a participação de todos nessa grande homenagem”, declarou.

Dia de São João em Cordeirinho

Dia de São João Batista
Capela de São João Batista em Cordeirinho

Em Cordeirinho, a programação religiosa é marcada pelo encontro para orações (novena), realizada sempre às 19h, durante o período de nove dias, iniciado no dia 15 até o dia 23 de junho. Ademais, no dia do padroeiro, dia 24 de junho, das 6h às 18h, haverá alvorada, oração, procissão e missa. Já parte festiva, em parceria com a Secretaria de Turismo, foi realizado ao lado da capela de São João do Cordeirinho, show (voz e violão) do cantor Edy Baiano, na sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), sempre às 21h.  E, na segunda-feira, dia 24, também ás 21h, a festa fica por conta da dupla Bruna & Marcella.

Dia de São João no Espraiado

Certo que, na capela do Espraiado, desde o dia 15/06, foram realizadas novenas com a participação das comunidades. Além disso, missas e celebração da palavra. Semelhantemente, na quinta-feira, dia 20 de junho, foi a reza do terço, às 8h, devido a programação de Corpus Christi na Matriz. Entretanto, no dia 24, dia do padroeiro, a programação começa às 6h com alvorada festiva e café da manhã. Ademais, às 19h, será realizada tradicional procissão pelo entorno da Capela, e, enfim, encerrando a programação, às 19h30, será celebrada Missa Solene. Durante os dias de festa, a cantina da capela, estará aberta com deliciosas comidas típicas.

Dia de São João no Spar

 

Dia de São João Batista Capela de São João no Spar
Capela de São João Batista no Spar

 

No Spar, a programação religiosa teve início no dia 15 de junho e se estende até o dia 24, com a participação das comunidades e Santa Missa. No dia do padroeiro, haverá café partilhado com São João; às 12h, almoço (angu à baiana); às 15h, oração do Terço da Misericórdia; 18h, procissão e Santa Missa. Além disso, durante os dias de festa, haverá barraquinhas com variados tipos de caldos, doces e pescaria.

 

Enfim, veja também:

 

Arraiá 2019: Festa em Maricá até 30/06!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: