vacinação contra gripe

Dia D contra gripe e sarampo movimenta os polos de vacinação

Compartilhe essa matéria:

Dia D contra gripe e sarampo

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste sábado (04/06), o Dia “D” de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo, em 23 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bosque Fundo, em Inoã.  A imunização abrangeu os grupos prioritários incluídos na campanha nacional, sendo uma nova chance de regularizar a situação da vacinação àqueles que perderam a data estabelecida, além de auxiliar os que não conseguiram se vacinar durante os dias úteis.

 

A dose anual contra a gripe foi disponibilizada a idosos; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

Em relação ao sarampo, puderam se vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores de saúde das redes pública ou privada.

O sábado foi de consciência e mobilização nos locais de aplicação da dose contra a gripe e o sarampo. Na USF Central, dezenas de pessoas aderiram ao Dia “D”, regularizando a situação vacinal. Uma delas foi a técnica de enfermagem Marina da Silva, de 24 anos, que aproveitou a campanha para tomar as duas vacinas.

 

“Eu achei muito legal ter essa oportunidade de me vacinar em um sábado, já que, com a correria do dia a dia, às vezes nos falta tempo. Estamos em um período de frio, o que favorece a gripe, então precisamos ter consciência e comparecer às unidades para receber a nossa dose, o que é nossa maior prevenção”, reforçou.

 

Luíza Pontes, de 35 anos, é hipertensa e elogiou o dia voltado à imunização dos grupos prioritários, ressaltando a importância da vacinação em um período de aumento das síndromes respiratórias.

 

“O Dia D é importante por ser um lembrete à conscientização, além de oferecer a repescagem aos que perderam  por algum motivo a sua data. É um momento de aumento nos casos gripais. Se vacinar é essencial para termos mais proteção e alcançar um maior percentual de imunizados”, acrescentou.

Campanha contra gripe e sarampo continua até dia 24

A  campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo foi prorrogada até o dia 24/06, seguindo em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h. A continuação da campanha é uma forma de ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, visto que, até o momento, cerca de 23 mil maricaenses se vacinaram contra a gripe.

 

Além disso, com a proximidade da chegada do inverno, período de aumento nos casos de síndrome gripal, a vacinação se torna um mecanismo essencial para evitar que se desenvolvam quadros graves da doença.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: