Desfile comemoração da vitória- União de Maricá na Sapucaí em 2024

Compartilhe essa matéria:

União de Maricá e o desfile da comemoração da vitória. É campeã!

Em 2024, a União de Maricá desfila na Sapucaí! Com o enredo “Eu sigo Nordestino”, a União de Maricá é campeã da Série Prata (terceira divisão) do carnaval carioca de 2023, ingressando na Série Ouro (segunda divisão), e irá desfilar pela primeira vez na Sapucaí em 2024. O desfile comemoração da vitória aconteceu no sábado (04/03/2023), na Passarela Adélia Breve, Maricá(RJ), junto a moradores e visitantes, e foi marcado por alegria, emoção, aplausos e gritos de vitória. A empolgação da comunidade e de personalidades maricaenses acompanhava as batidas sincronizadas da bateria Maricadência, sob o comando de Ito Melodia e Matheus Gaúcho que, com muita intimidade e sintonia, assumiram os microfones oficiais da escola.

 

 

O enredo “Eu sigo Nordestino”, de autoria do carnavalesco Renato Figueiredo, exalta o Nordeste, região de um povo valente, guerreiro e grande caldeirão cultural. A União de Maricá desfilou, na Intendente Magalhães, na madrugada de 24 para 25 de fevereiro, com 680 componentes divididos em 18 alas e com três carros alegóricos.  Entre as notas máximas obtidas pela agremiação, que conta com o apoio da Prefeitura de Maricá, estão a bateria, harmonia, evolução e o samba-enredo.

Foram três agremiações – União de Maricá, Sereno de Campo Grande e União de Campo Grande – que avançaram para a Série Ouro, último degrau para acesso ao Grupo Especial, e desfilarão na Marquês de Sapucaí na sexta ou sábado do carnaval de 2024 juntamente com Império Serrano, Império da Tijuca, União da Ilha do Governador, São Clemente e Estácio de  Sá e outras, num total de 12 escolas.

Série Ouro

A Série Ouro é  o principal grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro. Anteriormente conhecida como grupo de acesso, esta é a nova nomenclatura, que passou a valer em 2021, após mudança promovida pela  Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ).  

 

Prêmios em 2023: 🏆 

  • “Melhor Escola”, pela série prata em 2023, do Prêmio “Feras da Sapucaí”
  • Rayane Dumond, Rainha da Bateria, foi consagrada a “Melhor Musa”, do Prêmio “Feras da Sapucaí”;
  • “Melhor Ala de Passistas” do Prêmio “Samba na Veia”, comandada pela coordenadora Kellyn Rosa
  • “Melhores intérpretes”, do Prêmio “Samba na Veia”: Matheus Gaúcho e Ito Melodia
  • Prêmio especial para o presidente:  Tadeuzinho

Escola de Samba União de Maricá

Fundado em 2015, o Grêmio Recreativo Escola de Samba União de Maricá foi idealizado pelo ex-prefeito Washington Quaquá, surgindo para que se tivesse uma representante da cidade no Carnaval carioca. Fez sua estreia na Série Bronze no dia 8 de fevereiro de 2016 e obteve a 4° colocação em seu primeiro desfile oficial. Na época, o presidente da agremiação era o saudoso Mauro Alemão. A União de Maricá garantiu o acesso à Série Prata ao ganhar o Carnaval na Série Bronze em 2018.

Em 2022, a União de Maricá levou à Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte do Rio, o enredo “A revolução pela alegria, uma ópera popular”. A agremiação vermelho, branco e dourada de Maricá encantou o público com a apresentação impecável de seus 800 componentes, além de muita cor e brilho em seus três carros alegóricos com movimentos, mas teve alguns problemas.

O carro abre alas bateu na última cabine de jurados e a última alegoria não conseguiu andar, abrindo um grande buraco na pista e fazendo com que a escola corresse para não estourar o tempo. Isso fez com que a União de Maricá ficasse em 3º lugar e adiasse o sonho de desfilar na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro.

 

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DE MARICÁ  CARNAVAL 2023 

Presidentes de Honra: Washington Quaquá e Mauro Alemão (In Memoriam)

Presidente: Tadeuzinho

Vice-Presidente: Renato Ramos

Diretores de Carnaval: Henrique Cabral e Marcelo Do Rap

Diretor de Harmonia: Cosme Márcio

Mestre de Bateria: Paulinho Steves

Carnavalesco: Renato Figueiredo

Intérpretes: Matheus Gaúcho e Ito Melodia

Enredo: 

 Eu Sigo Nordestino…

Autores do Samba: Jotapê, João Vidal, Wagner Mariano, Gigi Da Estiva e Rafael Caçula

Clique aqui e assista também vídeo compacto do desfile da União de Maricá em 2019 na Intendente Magalhães.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: