depressão não é fraqueza

Depressão não é sinal de fraqueza. Busque ajuda. Você pode vencer!

Compartilhe essa matéria:

Depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas e é doença que mais incapacita pacientes, diz OMS

Antes de mais nada, a depressão não é um sinal de fraqueza e pode afetar qualquer pessoa. Entretanto, ela pode ser tratada com psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou uma combinação de ambos. Busque ajuda! Lembre-se que, se receber cuidados adequados, você poderá melhorar!

 

 

 

 

depressão

 

O Grupo de Ajuda Mútua “Celebrando uma nova vida” se reúne toda terça-feira, no Espaço Zoe. O local é na Rua Pereira Neves 64- Centro- Maricá, em frente ao bazar Ribeiro.

 

depressão

 

“A depressão afeta a todos nós. Não discrimina por idade, raça ou história pessoal. Isso pode prejudicar os relacionamentos, interferir na capacidade das pessoas de ganhar a vida e diminuir seu senso de autoestima” disse a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne.

 

Mas, o que é a depressão?

 

Acima de tudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. E, além disso, segundo o organismo das Nações Unidas, a patologia já é considerada a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. E, desse modo, gera perdas anuais de 1 trilhão de dólares.

 

De fato, é imprescindível garantir que todos os pacientes em necessidade recebam atendimento. Do mesmo modo, é necessário estimular pessoas vivendo com o transtorno a buscar ajuda livres de qualquer classificação. Em países de alta renda, quase 50% dos indivíduos com depressão não recebem tratamento.

 

 

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

 

Além disso, é visível a falta de investimentos no combate à doença. Em média, apenas 3% dos orçamentos de saúde dos governos são investidos em saúde mental, variando de menos de 1% em países de baixa renda a 5% em nações desenvolvidas.

 

Segundo a agência da ONU, cada dólar investido na ampliação do tratamento para depressão e ansiedade leva a um retorno de 4 dólares devido à melhorias de saúde e da capacidade de trabalho.

 

Sintomas, tratamento, custos

 

Segundo a agência da ONU, a depressão é um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza persistente e uma perda de interesse por atividades de que as pessoas normalmente gostam, acompanhadas por uma incapacidade de realizar atividades diárias por 14 dias ou mais.

 

Além disso, as pessoas com depressão normalmente apresentam vários dos seguintes sintomas: perda de energia; alterações no apetite; dormir mais ou menos do que se está acostumado; ansiedade; concentração reduzida; indecisão; inquietação; sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança; e pensamentos sobre autolesão ou suicídio.

 

De fato, o tratamento da patologia envolve geralmente psicoterapia ou medicação antidepressiva — os dois métodos também podem ser combinados. Ambas as abordagens podem ser oferecidas por profissionais de saúde não especializados, após treinamento e usando o Guia de Intervenção da OMS.

 

Portanto, busque ajuda!

 

Enfim, veja também:

====> Insônia: epidemia global que pode levar a grave consequências

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Depressão não é sinal de fraqueza. Busque ajuda. Você pode vencer!

Comments are closed.