Debates sobre tecnologia e inovação na Expo Maricá

Compartilhe essa matéria:

Congresso do ICTIM, painéis sobre revitalização das lagoas e oportunidades para investidores são destaques do segundo dia da feira de negócios

O destaque do segundo dia da Expo Maricá – feira de negócios da cidade que tem o apoio da Prefeitura – foi a primeira Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada nesta sexta-feira (12/04), no Esporte Clube Maricá, no Centro. Especialistas compartilharam ideias e experiências para construção de um futuro mais inclusivo.

 

Com o tema “Sistemas de inovação: desenvolvimento social e sustentável no território”, os palestrantes debateram sobre as encomendas tecnológicas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), como a plataforma de streaming Maricá Filmes, um pedido da Secretaria de Cultura que será lançada em breve; o capacete mecânico não invasivo, utilizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara no atendimento às vítimas de Covid; e ônibus híbrido, desenvolvido em parceria com a Coppe/UFRJ.

 

Outro assunto abordado foi o ecossistema alimentar com geração de emprego e renda aos trabalhadores rurais. No programa Bem Viver Alimentar, são feitas compras para escolas, hospitais e Restaurante Municipal Mauro Alemão dos agricultores locais a partir da produção de alimentos típicos da região, como jaca, guandu, banana, abóbora e aipim.

 

Também faz parte do programa um moderno sistema de produção de alimentos orgânicos por meio de estufas com tomates, berinjelas, pepino, shitake e shimeji. Os produtores vendem para a prefeitura e empresas parceiras, criando uma nova fonte complementar de renda. O Bem-Viver Alimentar ainda inclui a inauguração de uma fábrica de açougue vegano, em Inoã, numa parceria com a Vegan Food, especializada em alimentos sem origem animal.

 

Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, afirmou que a conferência estabelece a inserção de Maricá no cenário nacional de ciência e tecnologia, onde os participantes são provocados por demandas da sociedade.

 

 

“A Conferência Nacional acontece em junho e vai permitir que Maricá divulgue e potencialize os projetos exitosos desenvolvidos no município”, ressaltou Gimenez.

 

A programação da Expo Maricá segue até domingo (14) com entrada gratuita, sempre das 14h às 22h. No local, os visitantes têm acesso a palestras e apresentações empresariais, shows, teatro, dança, moda e gastronomia, além dos tradicionais estandes dos expositores. Tudo isso em uma área de mais de 3 mil metros quadrados. O evento, que completa 20 anos em 2024, conta com painéis do ICTIM, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).

 

Painéis sobre Lagoa Viva e Maricá Filmes

 

Além do congresso de tecnologia e inovação, a Expo Maricá apresentou nesta sexta-feira painéis sobre o Fundo de Investimento Imobiliário, com novas oportunidades para investidores em Maricá; o impacto econômico da cadeia solidária; e ampliação do projeto Lagoa Viva, que vem revitalizando as lagoas da cidade.

 

No sábado (13), às 18h, acontece um debate com representantes do cinema e da cultura sobre o Maricá Filmes, plataforma de streaming pública desenvolvida pelo ICTIM em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Serão disponibilizados produtos audiovisuais, de forma gratuita, com curtas, médias e longas-metragens que promovam a diversidade do Brasil em suas linguagens, para o público adulto e infantil.

 

No estande do ICTIM, o público pode conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela autarquia. São eles: Qualifica Maricá, Sim, Eu Posso, Espaço Nave – Ambiente Digital, Casa da Ciência/Planetário, Bem-viver Alimentar, Programa de Iniciação Científica, Maricá Filmes, além das incubadoras de Inovação Social em Tecnologias, em Cultura, Robótica e Sustentabilidade e Mumbuca Futuro.

 

Programação

 

Sábado (13/04)

 

14h – Palestra “Conversas de Botequim” com Sérgio Mesquita

15h – Painel Economia Criativa: arte, moda e cultura como desenvolvimento social e econômico

15h – Apresentação dos projetos do ICTIM – Raja Khalil

15h30 – Painel Maricá Games: vem aí a maior feira gamer do Rio de Janeiro

16h – Painel Manejo da Fauna no Aeroporto de Maricá: união da preservação ambiental e da segurança de voos

16h – Palestra “Ambiente de Inovação Territorial” com Márcio Campos

17h – Palestra “A importância do letramento digital” – Pedro Guerra do Programa de Iniciação Científica

18h – Maricá Filmes

 

Domingo (14/04)

 

14h – Palestra “Renda Mínima Futuro e Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro” com Juliana Duarte

15h – Palestra “Novas tecnologias no ensino fundamental de Maricá: estudo de caso no CEPT Zilca Lopes da Fontoura sobre a imersão dos educandos no processo de ensino e aprendizagem” – Andreia Paz do Programa de Iniciação Científica

16h – Palestra “O Programa de Iniciação Científica” – Morgany Leite

 

 

Serviço

Data:  11, 12, 13 e 14 de abril

Horário: das 14h às 22h

Entrada gratuita

Local: Esporte Clube Maricá

Endereço: Rua Álvares de Castro, 172, Centro

Mais informações sobre o evento: https://expomarica.com

 

Fonte: Codemar 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: