Dança em Trânsito

Dança em Trânsito – Festival Internacional em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Primeira vez em Maricá o Festival Internacional de dança contemporânea, Dança em Trânsito, vai acontecer do dia 18 ao dia 20 de agosto

 

O Dança em Trânsito, festival internacional de dança contemporânea, iniciou dia 08/08  seu projeto itinerante pelo Rio de Janeiro. No entanto, eles permanecem percorrendo diversos pontos do Rio de Janeiro até dia 17/08. Logo, eles também se apresentarão em mais oito cidades brasileiras, entre elas, Maricá que é representante da região dos lagos. E, somente no dia 15 de setembro, eles terminam sua apresentação em Paris, na França.

A saber, ao todo serão 13 atrações do Brasil. Com isso, participarão delas as companhias Focus, Quasar e Ballet do Theatro Municipal. Além disso, participarão também mais de dez artistas e companhias da França, Itália, Suíça, Holanda, Espanha, Portugal, Cuba e Burquina Faso, em apresentações no Teatro Riachuelo, SESC Ginástico e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com patrocínio da Prefeitura de Maricá, Secretaria de Cultura de Maricá e Engie Brasil.

 

Dança em Trânsito em Maricá

Dança em Trânsito

A passagem do Dança em Trânsito por Maricá, que é inédita, ou seja, recebe eles pela primeira vez, irá iniciar no dia 18/08 até o dia 20/08. Está incluso nos três dias de programação a apresentação de espetáculos de dança e oficinas gratuitas. Assim sendo, a programação do Dança em Trânsito ocorrerá em diversos espaços de Maricá e com participação de companhias locais.

Estes são alguns programas da passagem do Dança em Trânsito em Maricá:

  • Dia 18/08 A companhia Focus, dirigida pelo coreógrafo e bailarino Alex Neoral, se apresentará no festival, na Praça Central de Maricá, com a coreografia Trupe.
  • Dia 19/08 – O carioca Bruno Duarte dará aula sobre a modalidade Krump, dança urbana surgida em 2000, no CEU. Assim, é importante saber que todas as oficinas são gratuitas, limitadas ao número de vagas. No entanto, se quiser participar é só se inscrever pelo e-mail dancaemtransito@gmail.com .
  • Dia 20/08 – A companhia Quasar, do coreógrafo Henrique Rodovalho, apresenta dois trabalhos criados com 19 anos de diferença e interpretados unicamente por mulheres: de 2000, a coreografia Mulheres, no Cine Teatro Municipal Henfil, em Maricá
  • Ainda em 20/08 – Romual Kabore, de Burquina Faso, demonstra técnicas de dança africana, no Centro de Artes e Esportes Unificados. Sendo assim, esta oficina também é gratuita e a inscrição é feita através do e-mail dancaemtransito@gmail.com .

 

Dança em Trânsito
Clique na imagem para ver a programação do dia 18/08 – Foto do Grupo de dança de rua New Style Dance Company de Maricá

Dança em Trânsito
Clique na imagem para ver a programação do dia 19/08

Dança em Trânsito
Clique na imagem para ver a programação do dia 20/08

Saiba mais do Dança em Trânsito

O Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea, criado em 2002. Ele tem como objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística. Sendo assim, são realizados intercâmbios entre artistas e companhias do Brasil e do exterior. Da mesma forma que eles percorrem as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Além de apresentações de dança são realizadas também oficinas de criação e workshops gratuitos. A ideia é estimular também o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.

Hoje, em sua 17ª edição, o Dança em Trânsito, acontece neste ano junto com Festival Tápias, que retorna após um hiato de uma década. O Festival Tápias foi criado 1987 e revelou muitos talentos durante suas 22 edições. Agora, ele foi rebatizado Festival de Dança do Rio – Tápias. Além disso, ele voltou ainda maior, ao se desdobrar no Festival de Esquetes de Teatro do Rio – Tápias. Então, esta edição terá muitas novidades. E, vamos aproveitar para prestigiar o festival de Dança em Trânsito em nossa região.

 

Enfim, veja também: Festa da Padroeira de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: