Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado Público em parceria com a Marinha do Brasil
Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado Público
Ao todo, serão 40h com aulas teóricas e práticas na Lagoa do Boqueirão, ministradas por representantes da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro para 22 alunos, entre guardas municipais de Maricá, servidores da Seop e quatro guardas municipais de Itaboraí.
Entre os assuntos abordados, estão o tipo de embarcação; distância determinada para a embarcação ficar da praia; inspeção naval; áreas de segurança; inquéritos administrativos; lei; navegação; motores; acidentes e fatos de navegação (como naufrágio, encalhe, incêndio, mau aparelhamento, recusa de socorro e o emprego da embarcação em atos ilícitos).
Comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros explicou que a capacitação é direcionada para a atuação dentro da área lagunar.
“Sabemos que Maricá tem tomado uma proporção de forma turística muito grande. A gente tem quatro lagoas e realmente é uma necessidade que o guarda consiga atuar e auxiliar outros órgãos de fiscalização. Se a gente buscar essa aproximação, para que venhamos a fazer a fiscalização na área lagunar, o que a gente faz hoje no trânsito, isso vai com certeza trazer uma melhora na qualidade do serviço prestado à população e, além de tudo, preservar o nosso meio ambiente”, disse.
“Além da troca de conhecimento, o curso é importante para que eles possam ter poder de fiscalização e possam atuar na área marítima, ajudando a evitar acidentes e auxiliando em socorros. É um profissionalismo maior na área marítima. Isso ajuda muito a Marinha do Brasil”, completou o inspetor naval e fiscal da Marinha do Brasil, Felipe Santana.
Foto: Katito Carvalho