Colaboradores da Codemar participam de ciclo de formação em economia solidária

Compartilhe essa matéria:

Ao todo, 13 encontros estão programados; primeiro aconteceu nesta quinta-feira (21)

Os colaboradores da diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participaram do primeiro encontro do Ciclo de Capacitação, nesta quinta-feira (21). A reunião aconteceu no auditório do Banco Mumbuca.

Ao todo, são 13 encontros, sempre às quintas-feiras. O professor Marcos de Dios, o assessor na Secretaria de Direitos Humanos de Maricá, Kleber Ottero, e o assessor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Ictim), Sérgio Mesquita,comandaram a primeira reunião do Ciclo de Formação em Economia Solidária.

Segundo Tatiana Toste, superintendente de Território da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, essa é uma nova etapa do ciclo de formação, que já vem acontecendo desde 2022.

“A proposta desses encontros é abordar o contexto histórico que vai desde a invasão do Brasil até os dias atuais, analisando os impactos econômicos que resultaram no surgimento da economia solidária”, explicou Tatiana.

Primeiro encontro

A reunião desta quinta-feira foi dividida em: início da história do Brasil; a construção da sociedade brasileira; a formação do primeiro estado brasileiro com a independência, a formação do trabalho; a proclamação da República e os anos 1930, com a chamada Revolução Modernizadora de Getúlio Vargas.

“Essa consciência histórica será fundamental para que os colaboradores possam, entrando em contato com a população, mostrar o quanto a economia solidária é fundamental para a realidade de hoje em dia”, afirmou o professor de história e da Escola de Governo de Maricá (Emar), Marcos de Dios.

 

Capacitação

A colaboradora Aline Figueiredo, da equipe de territórios, contou que é importante saber o passado para entender a realidade que a população vive hoje na cidade.

“Precisamos estar antenados com as informações que chegam para nós por meio das capacitações, que vão fazer com que a gente intervenha na realidade de uma maneira mais efetiva, para trazer melhores resultados para a população”, analisou Aline.

Para Francisco Pereira, também da equipe de territórios, todas as capacitações que são oferecidas pela diretoria ajudam a entender melhor o que impacta a sociedade, algo que ajuda a aperfeiçoar o trabalho dele, já que lida diretamente com os maricaenses.

“Cada região tem as suas diferenças, seus problemas e suas diversidades. As capacitações ajudam a melhorar o nosso trabalho”, explicou Francisco.

 
Foto: Paulo Ávila

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: