coaching

Aconselhamento, Consultoria, Mentoring e Coaching? O que é, aplicação e diferenças.

Compartilhe essa matéria:

O que é, onde aplico e quais são as diferenças básicas entre ACONSELHAMENTO, CONSULTORIA, MENTORING e ou COACHING?

Aconselhamento, consultoria,mentoria e coaching….Na sua jornada ou questões de vida não importando se pessoal e ou profissional é muito importante primeiro perceber e definir qual seria o seu OBJETIVO:

 

Coaching

 

Transição de carreira?

Desenvolvimento pessoal, carreira, profissional ou negócios?

Desenvolvimento de suas equipes ou setores organizacionais?

Melhorar seus resultados e ou suas vendas?

Abrir um novo negócio ou empresa?

Realização de sonhos pessoais ou profissionais?

Alcance de sonhos, objetivos e ou metas?

 

 

 

Como se não bastasse o universo de aplicação é preciso ainda saber dentre as opções citadas qual é a metodologia ideal para atendimento de sua demanda especificamente.

 

 

O apoio ao desenvolvimento humano é tão importante que nos tempos antigos no regime monárquicos quando um reino conquistava o outro até os conselheiros faziam parte do espólio. Pois para o rei era comprovadamente importante ouvir pareceres, conselhos, experiências, estratégias e percepções de todos os “conselheiros” para a proteção e sucesso de um melhor reinado.

 

 

A própria Bíblia nos registros do homem mais sábio da história da humanidade o rei Salomão joga por terra o ditado popular que; “… se conselho fosse bom ninguém dava e sim vendia. ” Relatando o seguinte:

 

coach

 

  • “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. ” Provérbios 11:14
  • “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. ” Provérbios 15:22

É claro que toda regra tem exceção e a mesma faz questão de mencioná-la conforme a seguir:

  • Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1

Sendo assim voltamos a pergunta que não quer calar, ACONSELHAMENTO, CONSULTORIA, MENTORING e ou COACHING?

 

 

Tem sido mais comum nos dias atuais em rodas de conversa, falar-se de profissionais e até empresas especialistas em serviços de desenvolvimento humano, mas na verdade o que se vê nessas mesmas rodas de conversas é o coloquialmente chamado “tororó de parpite” pois na prática pouco se sabe, inclusive devido até a algumas “formações” que existem no mercado profissionais no assunto demonstram pouca ou nenhuma preparação e habilidade gerando diversos tipos de prejuízos e traumas, inclusive físicos nas pessoas que buscam atendimento de qualquer umas das modalidades em questão, resultando assim em equívocos acompanhado obviamente de sérios problemas.

Nesse artigo não é pretensão nossa esgotar todo conteúdo sobre o assunto, porém será explicitado os pontos mais relevantes para que você assim possa se posicionar de forma segura sobre o assunto com êxito.

ACONSELHAMENTO

Aconselhamento e coaching

Por definição é o ato ou efeito de pedir ou dar conselho, existe aqui uma via de mão dupla, a orientação, encaminhamento, pode também se dá pela indicação da necessidade ou simplesmente da conveniência pessoal de consulta, recomendação, auxilio na tomada de decisões cotidianas.

 

Mesmo sendo muito presente nos processos terapêuticos como tratamentos psicanalíticos e psicológicos e também em contextos religiosos e eclesiásticos como é o caso de líderes espirituais (pastores, padres, pai de santo e semelhantes) é normal pedir conselhos a pessoas próximas e de confiança pessoal (pai, mãe, irmão mais velho, melhor amiga, colega, amigo do amigo, etc.).

Nem sempre a competência técnica, profissionalismo, autoridade e domínio sobre o assunto é levado em consideração com devida atenção, pois essa é substituída pela confiança existente no relacionamento em questão e não precisa nem dizer que aqui mora um grande perigo, pois que garantia se tem sobre aquilo que não se domina tecnicamente?

 

 

Muito presente no contexto profissional e ou organizacional nessa metodologia é exigido a especialização técnica comprovada no contexto onde será demando os serviços de consultor.

Nessa modalidade de serviços é realizada por parte do consultor a identificação do possível problema, desvio ou ajuste, formulação de soluções e ou procedimentos para o mesmo aplicável de forma assertiva e a implementação prática das soluções e ou procedimentos compactuados.

Na consultoria busca-se agilidade altamente competitiva.

 

MENTORING

mentoring e coaching

 

Termo inglês que pode ser traduzido e contextualizado como mentor, tutor, mentoria, mentorado, preceptor e inclusive apadrinhamento.

É um profissional que além de competências técnicas é dotado também de competências comportamentais e notável experiência no assunto ou área em questão.

 

 

Nessa metodologia de serviços um profissional mais experiente, o MENTOR.

O MENTOR ajuda, guia, transmite, entrega, capacita e ou gera know-how (experiência ou expertise) ao um profissional menos experiente MENTORADO. O mentorado visa também conhecimento tácito e explicito.

 

 

COACHING

Palavra em inglês que define um processo de descoberta e desenvolvimento humano altamente cognitivo que tem base em diversas ciências e técnicas.

Diferentemente das metodologias anteriores, o Coach não sugestiona e sim estimula. Não conduz, porém, apoia na construção de um caminho eficaz para o alcance de metas, objetivos, sonhos e resultados.

É importante salientar que o Coaching não é um processo terapêutico, ou seja, ele não trata traumas nem desordens mentais.  Esses, conforme o caso, é objeto da psicologia, psicanálise e ou psiquiatria.

 

Nesse Processo desenvolve-se

  • Habilidades,
  • Competências e
  • potencialidades humanas

Com foco no alcance de sonhos, resultados, objetivos e metas pessoais e/ou profissionais. E assim, um cliente (Coachee), tem apoio de um profissional (Coach) no desenvolvimento do processo (Coaching).

Nessa metodologia busca-se em paralelo com a percepção de ganho do cliente (coachee) o aprimoramento. Que pode ser pessoal ou profissional com atenção, cuidado e respeito aos seus valores, crenças e suas necessidades humanas.

RESUMO

Pelas definições e conceitos aqui apresentado fica claro que como qualquer outra demanda pessoal ou profissional é preciso, primeiramente por parte de quem demanda o serviço, saber claramente:

 

coaching

 

O que se quer?

O que busca?

Seu objetivo?

Qual é a complexidade, abrangência e o risco envolvido?

E o contexto?

Qual é a visão estratégica?

 

Pois a depender das respostas as metodologias de serviços expostas nesse artigo podem ser complementares ou não. Entretanto, nunca substituirão uma a outra com eficácia.

Mas como o assunto é desenvolvimento humano com busca de soluções, segue meu conselho:

Busque, identifique e contrate pessoas comprovadamente capacitadas e qualificadas para sua demanda de forma especifica. E, dessa maneira, e só assim, você evitará transtornos inimagináveis.

Enfim, essa contratação não é um CUSTO e sim um GRANDE INVESTIMENTO que irá impactar diretamente sua vida.

 

Grande Abraço e Sucesso nas suas escolhas e realizações!

 
 
Por Ivan Santos 
 
Ivan Santos
 

Palestrante, Master Coach Executivo, Analista Comportamental Disc, Analista Comportamental Assess Systems. Além disso, é  Analista Comportamental em Inteligência Emocional SixSeconds, Consultor Empresarial e Marketing Digital e CEO da QCQR Solutions.

 

Leia também

==> https://m1newstv.com/tudo-o-que-devemos-pensar/

==> https://m1newstv.com/boas-novas/

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

3 thoughts on “Aconselhamento, Consultoria, Mentoring e Coaching? O que é, aplicação e diferenças.

Comments are closed.