Gestão Institucional – CEU Recebe a primeira reunião
Gestão Institucional implementa novo modelo
Na última quinta-feira (30/01), O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca teve a primeira reunião do Gabinete de Gestão Institucional. O novo modelo que foi implementado pela Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional. Modelo esse que reúne setores do poder executivo, judiciário e agentes da segurança pública.
A Sessão contou com a participação estrutura municipal de Segurança das polícias Militar e Civil, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Conselho Tutelar. Além de discutir e executar ações no que tange à área de segurança pública do município como um dos principais objetivos do novo grupo.
Foi o que discursou o prefeito Fabiano Horta, que estava na sessão:
“É um espaço formatado institucionalmente que tem como objetivo pensar em curto, médio e longo prazo as políticas de segurança dialogando com a sociedade. A intervenção da sociedade presente é fundamental e queremos enxergar a segurança como um grande desafio e construir com eficácia e eficiência respostas objetivas aos problemas que Maricá têm se defrontado”.
Na Gestão Institucional : Mais Segurança para o Município
Inclusive, de acordo com o Secretário da pasta, Júlio César Veras Vieira, os encontros irão ocorrer mensalmente entre os entes envolvidos, além da Câmara Municipal. Assim como também abranger outras pastas do poder executivo.
Além disso, Veras relatou:
“Tenho certeza que a partir desse momento, dividindo responsabilidade com todos os envolvidos e a sociedade participando, só temos a construir soluções inovadoras para o nosso município. Essa primeira reunião foi extremamente produtiva, que deu o toque do que serão as outras. Quem ganha com isso é o munícipe e nossa comunidade”.
O Major Aristeu Lopes, subcomandante do 12ºBPM de Niterói, lembrou que a segurança pública não é uma questão específica da Polícia Militar, ele frisou:
“Todos sabemos que é um problema que envolve o comprometimento de toda a sociedade. A ativação desse Gabinete de Gestão Integrada é muito importante para discutirmos os problemas e as demandas existentes no município para que a população seja atendida”
Melhorias para a Guarda Municipal
Igualmente afirmou a Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Thaís Santos Lima, que atua na Vara Criminal em Maricá:
“Segurança pública não é apenas contenção da violência, mas tem que se pensar na garantia dos direitos das pessoas, tanto das pessoas que foram vítimas eventualmente de um crime, como daqueles que se desviaram da lei penal”.
Durante a solenidade, Júlio César Veras exibiu em slides alguns dos principais pontos que serão trabalhados durante a sua gestão. Tal como o aumento da quantidade dos carros da frota, projetos de expansão do uso das câmeras de monitoramento, design dos veículos para o cidadão identificar com mais facilidade os carros da Guarda Municipal.
Além de adquirir novos Equipamentos de Proteção Individual. Por conseguinte, enquanto apresentou um quadro do aparato de segurança municipal, Veras concluiu:
“Conseguimos demonstrar que o município está muito engajado nessa questão de segurança pública, e que temos sim um papel fundamental de coparticipação nesse sistema junto aos demais órgãos”.
Novas implementações para a Segurança de Maricá
Enquanto hoje a frota da Guarda Municipal conta com duas motos, dois carros e um 4×4. Sobretudo, a meta da pasta para a nova gestão será de chegar a 10 veículos, dos quais serão caracterizados para a Guarda Municipal, que será 1 veículo descaracterizado, três picapes, duas motos e um trailer. Com relação ao monitoramento do município estão em funcionamento 16 câmeras do circuito fechado de TV e 33 pontos de Câmeras de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), do projeto Cerco Inteligente. O objetivo é de chegar a 150 câmeras CFTV e 41 pontos de OCR, fechando o cerco eletrônico municipal.
Em virtude de representar a sociedade civil, a presidente do Concelho Comunitário de Segurança, Ana Maria Quintanilha expressou confiança na implementação do novo modelo, ela finalizou:
“É um anseio de muito tempo da sociedade de ter o gabinete funcionando. Aqui estão concentradas todas as forças de segurança e, quando trazemos as demandas, aqui elas vão ter soluções. É de uma importância enorme porque não conseguimos ver a segurança pública se não houver integração, a tecnologia e a inteligência. E é isso que o gabinete se propõe”.
Enfim, veja mais artigos e notícias sobre segurança:
Governo do Piauí e Maricá – Tecnologia de segurança