Centro de Controle Operacional

Centro de Controle Operacional no Aeroporto de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Aeroporto de Maricá ganha Centro de Controle Operacional

Em parceria firmada no mês de abril com a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a empresa italiana Leonardo ficou encarregada de trazer melhorias para área de segurança urbana. Semelhantemente, a empresa Leonardo ficou de trazer melhorias para manutenção e treinamento de aeronaves no município. Dentro deste contexto, foi inaugurado, na última semana, o Centro de Controle Operacional (CCO) do Aeroporto de Maricá.

 

Centro de Controle Operacional do Aeroporto de Maricá
Dashboard exibindo as câmeras do aeroporto.

 

O espaço, que já passou por prova de conceito, compreende sistemas para coordenar o fluxo de operações com um dashboard (painel) onde são exibidas as câmeras do aeroporto (podendo ter suas imagens detalhadas e ampliadas), mapa de georreferenciamento, sistema de geração de alarmes com sinal sonoro e indicação de ocorrências no mapa, ferramentas para geração de relatórios e chamada em grupo para cada operador em campo.

Entre as funções do CCO, está o acompanhamento dos horários dos voos de chegada e saída, monitoramento do movimento do aeroporto e facilitação para o atendimento das ocorrências.

 

Prefeitura Municipal e empresa italiana Leonardo

Desse modo, após memorando de entendimento assinado em abril deste ano, a parceria se consolidou. De fato, o desenvolvimento de projetos tecnológicos de segurança e vigilância ora iniciados podem gerar efeitos industriais e de conhecimento. 

Na ocasião da assinatura do memorando, o  prefeito Fabiano Horta conheceu a tecnologia aplicada pela empresa italiana Leonardo. Do mesmo modo, conheceu os equipamentos, satélites, simuladores e tecnologia 3D, inclusive fez um teste em um simulador.

 

De fato, a interação da Prefeitura de Maricá com empresas italianas na área da tecnologia avançam e prometem. Promessa de  construir uma relação de estreitamento ainda maior. Relacionamento este tanto na área de tecnologia, como em outras áreas de interesse municipal.

“A Itália tem muito a nos oferecer, esta iniciativa demonstra claramente que já há uma consolidação da relação através da Leonardo, através da qual estão sendo realizados conjuntos de ações onde estamos avançando. Este é um grande marco deste começo de relação”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

 
 
Enfim, veja também:
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: