A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher, promoveu neste domingo (07/04) a 3ª Corrida e Caminhada pela Vida das Mulheres, em Araçatiba.

Centenas de pessoas participaram da atividade que finalizou as comemorações do mês da mulher

Compartilhe essa matéria:

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher, promoveu neste domingo (07/04) a 3ª Corrida e Caminhada pela Vida das Mulheres, em Araçatiba. Centenas de pessoas participaram da atividade que finalizou as comemorações do mês da mulher, que marca a luta por direitos e por igualdade de gênero. Além disso, aconteceu a arrecadação de absorventes higiênicos para serem doados às instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade.

Presente no evento, a secretária Luciana Piredda, disse que além de arrecadar absorventes para mulheres carentes que serão também destinados para as assistidas da Casa da Mulher a proposta da caminhada é um alerta sobre o direito das mulheres.

“Estamos convivendo diariamente com uma série de episódios de violência doméstica, violência institucional contra nós mulheres e o índice de feminicídio também vem aumentando, inclusive na necessidade. Então, essa corrida e caminhada serve para alertar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou.

A concentração aconteceu em frente à Pestalozzi, na Rua Dr. Pedro Cunha, nº 1148, e contou com aquecimento especial com os professores do Projeto Esporte Presente. Os participantes trocaram um pacote de absorvente higiênico por uma camiseta do evento.

Participando da caminhada, Vera Prado, 66 anos, moradora de Itaboraí, elogiou a ação.

“Uma ótima iniciativa da Prefeitura de Maricá. Nós estamos juntos nessa luta para proteger todas as mulheres”, disse.

Priscila Alves, de 40 anos, destacou a ação de arrecadação de absorventes.

“É uma luta nossa. Temos que combater a pobreza menstrual. Hoje é uma caminhada super positiva e boa para a saúde”, comentou a moradora de Araçatiba.

A iniciativa contou ainda com a Secretaria de Agricultura distribuindo mudas e banana desidratada; corte de cabelo e manicure, mesas do Núcleo LGBTI+, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Secretaria da Terceira Idade, Secretaria de Ciências, Tecnologia e Formação, Procon, Serviço Nacional de Emprego (Sine), Ouvidoria, Secretaria de Políticas Inclusivas; Feira Livre Solidária e show da cantora Jô Borges.

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres é responsável pela formulação, proposição, acompanhamento, coordenação e implementação de ações governamentais para promoção da igualdade entre mulheres e homens, visando à ampliação de seus direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e das políticas de gênero para a melhoria da qualidade de vida da mulher, sua autonomia e participação na sociedade.

Também há iniciativas formulação e implementação de políticas públicas que contribuam com o empoderamento, cidadania e participação política das mulheres e implementação de políticas e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Foto: Bernardo Gomes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: