Aulão

Casa do Idoso de Maricá recebe aulão sobre prevenção ao câncer de próstata

Compartilhe essa matéria:

Aulão sobre prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira idade, realizou nesta quarta-feira (16/11) um aulão de conscientização sobre o Novembro Azul na Casa do Idoso, no Centro de Maricá. A palestra reuniu 65 idosos atendidos pela casa e abordou vários temas com objetivo de levar conhecimento ao público masculino sobre prevenção ao câncer de próstata, como a importância dos exames para detectar a doença, como o exame de toque, os fatores de risco e que é fundamental o diagnóstico precoce.

 

 

A professora Lili, que há 14 anos ministra as aulas de alongamento e hidroginástica na Casa do Idoso, destacou a importância da conscientização do Novembro Azul para os alunos e também mencionou a campanha do Outubro Rosa com informações relevantes sobre prevenção ao câncer.

 

 

“Nós fizemos um trabalho de conscientização do Novembro Azul, mas também voltado para o Outubro Rosa, fazendo esse paralelo dos dois, pois essa prevenção faz ainda mais os homens entenderem que é importante ir ao médico e se cuidar”, destacou a professora.

 

 

Durante a atividade desta manhã, foi destacado que o envolvimento de outros profissionais facilita uma abordagem leve e solta entre os homens, e isso contribui para dar mais ênfase à campanha contra a doença.

 

“Essa interação entre os alunos, principalmente os homens, garante uma boa relação com os diferentes professores, porque nem todos têm as mesmas aulas; essa dinâmica faz com que as ideias, o bate-papo, a conversa e a socialização, unifique cada vez mais a conscientização e o trabalho do Novembro Azul para eles”, descreveu a professora.

Mês do Novembro azul em Maricá

A Prefeitura de Maricá está mobilizada para o Novembro Azul, mês voltado à prevenção do câncer de próstata, realizando diversas ações de conscientização e intensificando serviços direcionados a esse público, ajudando a diagnosticar a doença de forma precoce, momento em que as chances de cura podem chegar a 90%.

 

 

Com isso, serão promovidas atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF) para compartilhar informações essenciais; desenvolvidas palestras; os equipamentos públicos do município serão iluminados de azul; além de busca ativa aos homens que precisam ser acompanhados, auxiliando no rastreamento e incentivando que esse grupo mantenha os exames em dia.

 

 

Em outra frente, o foco da mobilização também será em outras patologias que atingem o sistema reprodutor masculino e nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A partir desse olhar, serão feitas ações para acolher com mais efetividade a população masculina e oferecidos testes rápidos durante as ações nos bairros, o que contribui para detectar precocemente e controlar o avanço das ISTs no organismo.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: