Bondosa terra de Maricá pelas lentes da M1News
Maricá e seu abrangente projeto de incentivo ao setor primário da economia
Fazenda Ibiaci, bondosa terra que incentiva o resgate da agricultura maricaense – colheitas que superam a expectativa. Ibiaci é uma palavra de origem indígena e significa “Bondosa Terra”, logo Fazenda “Bondosa Terra”. A Fazenda Ibiaci faz jus ao nome.
Cerca de 3,6 toneladas de melancias foram colhidas na primeira colheita de frutas e legumes orgânicos plantados na Fazenda Ibiaci, no Espraiado (março/2019). No local, antes improdutivo, também foram colhidas 10 toneladas de abóbora (abril/2019). As abóboras colhidas foram dos tipos: jacarezinho, mini paulistinha e a menina rajada. Além disso, foram colhidos 10 toneladas de aipim carioca (agosto/2019). Parte dessas frutas foi doada para escolas municipais, hospital, asilos, creches e convento do município. Desse modo, a bondosa terra contribui para a merenda escolar e também para a refeição dos pacientes do hospital e do asilo.
Unidade agroecológica Manu Manuela, também bondosa terra
Semelhantemente, na bondosa terra da Unidade Agroecológica Manu Manuela, foram colhidas, em Julho/2019, cem caixas de hortaliças. Sem dúvida, hortaliças frescas e sem agrotóxicos: alface (lisa, crespa, americana e roxa), cebolinha, rúcula, rabanete e couve.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), Anderson Oliveira, o solo da área é turfoso e rico em material orgânico o que favorece o plantio das hortaliças.
“Como o lençol freático é alto não é muito recomendado para raízes de frutíferas. Por isso fazemos todo o aproveitamento e tratamento com húmus de minhoca e grama para oferecer para população produtos sem agrotóxicos”, destacou o engenheiro agrônomo.
Anderson também acrescenta que a partir de agosto está prevista a colheita de 200 caixas por semana.
De fato, o projeto que incentiva a produção local, estimula e ensina a população a ter sua própria horta.
Todo cultivo é realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca. A secretaria também trabalha pelo incentivo à hidroponia, aquaponia, piscicultura, carnicicultura, bovinocultura, caprinocultura, apicultura.
A M1News preparou um album de fotos desse momento.
Enfim, veja também: Sabores da Roça – Maricá na Barra da Tijuca