Boletim Coronavírus de 22/03/2021

Boletim Coronavírus de 22/03/2021 – Maricá

Compartilhe essa matéria:

Boletim Coronavírus de 22/03/2021 – Maricá

Antes de mais nada, o Boletim Coronavírus de 22/03/2021 é uma divulgação das informações oficiais da Prefeitura de Maricá a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do Coronavírus.Então, anote o telefone de plantão 24h da Secretaria de Saúde para passar informações, e, sobretudo, tirar dúvidas da população:  (21) 99472-2294

 

Dados atualizados no Boletim Coronavírus de 22/03/2021

Atualização de dados em Maricá no Boletim Coronavírus de 22/03/2021

 

Boletim Coronavírus de 22/03/2021

 

Maricá registra, até esta segunda-feira (22/03), 11.817 casos confirmados e 264 óbitos por Covid. Estão recuperadas da doença 11.393 pessoas e há no momento 160 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

 

Novas medidas restritivas serão implantadas em Maricá

O prefeito Fabiano Horta vai adotar medidas mais restritivas para reduzir a circulação do vírus na cidade. Um novo Decreto Municipal será publicado, com as novas ações que serão implementadas em Maricá. Vale destacar que o município seguirá as normas do governo do Estado.

As ações do novo decreto contra Covid-19 foram discutidas nesta segunda-feira (22/03) com os integrantes do Gabinete de Ação, devido ao agravamento da pandemia no Brasil. Atualmente, Maricá encontra-se com seu pior quadro de ocupação de leitos disponibilizados desde o início da pandemia, apesar das medidas adotadas.

 

Evolução Covid-19

 

Desde a semana passada, a prefeitura adotou medidas mais restritivas para conter o avanço da doença. Entre as ações estão a restrição de circulação de pessoas nas vias e em praças públicas no horário de 23h às 5h; a redução de linhas dos ônibus Tarifa Zero que circulam pela orla de Maricá nos fins de semana; a redução do efetivo de funcionários nas repartições públicas; a suspensão da visita a pacientes diagnosticados com a Covid-19; entre outras medidas de combate à proliferação do vírus.

 

Atualização semanal e Portal da Transparência

Com a estabilização dos indicadores de Covid-19 em Maricá que indicam um platô epidemiológico, o boletim informativo da Prefeitura sobre a pandemia, passou a ser publicado semanalmente, sempre às quartas-feiras. Desde 17 de março de 2020, o documento era publicado diariamente.

A evolução dos números da pandemia na cidade, no entanto, pode ser acompanhada também pelo Portal da Transparência (abrigado no site oficial da Prefeitura de Maricá), onde as informações seguirão sendo atualizadas diariamente.

 
Dados sobre a vacinação:  quantidade de vacinas recebidas e aplicadas, quais grupos são prioritários – estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Maricá e são atualizados semanalmente.

Medidas atualizadas no Boletim Coronavírus de 22/03/2021

Decreto 668, de 17 de Março de 2021 (clique aqui)

Foram criadas duas equipes de Força de Trabalho composta pelos Fiscais de Posturas, Tributos, Guarda Municipal, Fiscal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, a velar pelo cumprimento das disposições do decreto e demais atos normativos de prevenção ao contágio da Covid-19.

Fica vedada a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas no horário de 23:00h às 05:00h.

Ficam desobrigadas da utilização de máscaras apenas pessoas que sofrem de patologias respiratórias e as pessoas com deficiência severa nos membros superiores, mediante apresentação de documento médico que ateste o risco de utilização de máscaras nos casos aqui especificados.

Suspensão, para todo o Município de Maricá, a visita a pacientes diagnosticados com a COVID-19.

Nas unidades de serviços públicos essenciais a população, com atendimento presencial, deverão ser respeitadas as normas de utilização de máscaras, disponibilização de álcool gel, ou preparções antissépticas ou sanitizantes de efeito similar e distanciamento mínimo de 1,5 metros.

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, limitando o atendimento ao público a 50% da sua capacidade de lotação. A música ao vivo é permitida, proibido pista e espaço de dança. Autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro, exceto em grupos familiares. O funcionamento deverá ser até as 23:00h, com exceção do delivery, take way e drive thru que ficam sem limitação de horário. Fica vedada a venda de bebida alcoólica em bancas de jornal.

Supermercados e Hipermercados deverão obrigatoriamente disponibilizar de um funcionário que se encarregará, em cada entrada do estabelecimento, da aferição de temperatura corporal, que deverá cumprir o determinado no Decreto Municipal 594/2020, assim como sanitizar com álcool líquido ou em gel de todos os clientes, sob pena de advertência e posterior descredenciamento do estabelecimento ao programa de Moeda Social Mumbuca.

Fica suspenso o retorno das aulas presenciais previstas para o dia 05 de abril de 2021 nos estabelecimentos de ensino públicos, permanecem com suas atividades em ensino remoto e será feito uma análise pelo Comitê de Prevenção e Combate a Pandemia após a vigência deste Decreto para estabelecimento do retorno seguro das atividades presenciais nas unidades escolares públicas no Município de Maricá.

O funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares, com limitação de 50% da capacidade do estabelecimento. Com sanitização dos equipamentos de uso coletivo e funcionário aferindo a temperatura corporal do usuário.

Ficam mantidas, para todo o Município, as atividades de organizações religiosas que deverão observar os protocolos definidos pelo Decreto 594/2020, e também manter regramento do uso obrigatório e adequado de máscaras faciais e distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas.

Casas de Shows e espetáculos, boates e arenas fechadas preferencialmente deverão priorizar o atendimento mediante reserva previamente agendada, respeitando a limitação de 50% de sua capacidade de público. Autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro, exceto em grupos familiares. Será permitida música ao vivo, porém vedada pista e espaço de dança para evitar concentração de público nestes locais, com horário máximo de funcionamento até as 23:00h.

 

6.540 doses do imunizante Coronavac chegam em Maricá

Na segunda-feira (22/03), chegou em Maricá mais um lote de vacinas contra a Covid-19, com 6.540 doses do imunizante Coronavac. 

Destinadas aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e, seguindo o cronograma de vacinação municipal, foram imunizados na segunda-feira os idosos com 81 anos ou mais. Na terça-feira, foram imunizadas as pessoas com 80 anos (terça-feira); na quarta-feira, pessoas de 79 anos (quarta-feira). E, serão imunizadas na quinta-feira e sexta-feira, as pessoas de 78 anos e  77 anos ou mais, respectivamente.

Atualmente, Maricá conta com quatro postos fixos de vacinação, todos em Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade:

  • USF Central,
  • USF Chácaras de Inoã,
  • USF Marinelândia (Cordeirinho) e
  • USF Jardim Atlântico (Itaipuaçu).

Além disso, dois polos de vacinação ‘drive-thru’ entraram em funcionamento na última semana:

  • no Aeroporto de Maricá e
  • no Centro Administrativo de Itaipuaçu.

 

Estamos na Fase Amarelo 2

fase amarelo 2

 

 

Enfim, Maricá está na fase Amarelo 2. Desse modo, a reabertura gradual abranda algumas restrições. De fato, permite, principalmente, funcionamento com atendimento presencial de bares, restaurantes e similares, que só podiam atender na fase anterior em sistema de delivery; e, do mesmo modo, permite também atendimento nos serviços públicos com 50% de capacidade e agendamento prévio.

Denúncias de locais com aglomerações ou de estabelecimentos que não seguem as medidas são feitas pelo Disque SEOP (96809-1516).

 

Em caso de sintoma da Covid-19 (febre, tosse, dificuldade de respirar ou perda de olfato/paladar), procure atendimento médico nos polos listados abaixo. Os espaços funcionarão em horário normal nos dias 24/12 e 25/12, das 8h às 20h.

  • Centro de Maricá (área externa do Esporte Clube Maricá – Rua Álvares de Castro, 172);
  • Inoã (atrás da Unidade de Pronto Atendimento – UPA);
  • Itaipuaçu (entre as ruas 8 e 9, próximo à sede distrital da Prefeitura, no Jardim Atlântico Oeste).
 

Entenda a nova metodologia para a contagem dos casos de Covid-19 implantada pela SES RJ.

Sem dúvida, com muito sentimento de pesar, apresentamos os óbitos registrados em Maricá

 

Ano 2021

 

óbito luto

 

Março/2021 – Registro de 11 Óbitos

 

17/03/2021: Dois Homens e duas Mulheres, com idades de 56, 62, 75 e 76 anos. Eram moradores dos bairros de Bambuí, São José do Imbassaí e de Ponta Negra.

10/03/2021: Oito homens de 50 a 95 anos que moravam no Flamengo, Itapeba, Itaipuaçu, Inoã, Espraiado e Ponta Negra; além de três mulheres de 56, 63 e 77 anos que residiam no Silvado e em Itaipuaçu. 

 

 

 

Ano de 2020 

Maricá registrou, até o dia 31 /12, 8.438 casos confirmados e 195 óbitos por Covid.

Maricá registrou o 1º óbito em 01/04:  Mulher de 67 anos, moradora de Itaipuaçu; e, em 30/12: 4 homens e uma mulher, com idades variando entre 78 e 89 anos, moradores dos bairros de Araçatiba, Cajueiro, Guaratiba, Itapeba e Divinéia.

Clique aqui para acessar o descritivo mensal dos registros de óbitos.

 

Boletim Coronavirus de 31/12/2020

 

  • Dezembro/2020 – Registro de 46 Óbitos
  • Novembro/2020 – Registro de 11 Óbitos
  • Outubro/2020 – Registro de 17 Óbitos
  • Setembro/2020 – Registro de 15 Óbitos
  • Agosto/2020 – Registro de 22 Óbitos
  • Julho/2020 – Registro de 31 Óbitos
  • Junho/2020 – Registro de 22 Óbitos
  • Maio/2020 – Registro de 22 Óbitos
  • Abril/2020 – Registro de 09 Óbitos

 

 

Atualização do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta segunda-feira (22/03), 623.460 casos confirmados e 35.180 óbitos por Covid-19 no estado. Estão recuperadas da doença 580.583 pessoas.

 

Painel Covid-19

 

 

A situação da pandemia se encontra em risco alto (vermelho) no Estado do Rio de Janeiro. A região Centro-Sul está classificada com risco muito alto (bandeira roxa), devido ao aumento dos indicadores de capacidade de atendimento e epidemiológicos (óbito e internações). As regiões Serrana, Noroeste e Metropolitana I estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha) e as regiões Litorânea, Metropolitana II, Médio Paraíba, Norte e Baía de Ilha Grande estão classificadas com risco moderado (bandeira laranja), conforme mapa de risco da Covid-19. A análise compara a semana epidemiológica 09 (de 28 de fevereiro a 06 de março) com a 07 (14 a 20 de fevereiro) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social. As bandeiras variam entre as cores; a saber, roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Atualização do Brasil no Boletim Coronavírus de 22/03/2021

 

Brasil e Covid-19 Boletim Coronavírus

 

Enfim, os dados nacionais referentes aos casos confirmados e aos óbitos serão divulgados amanhã pela M1News.

 

 

#Maricáficaemcasa

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: