Beach Handball – I Sul Centro Americano em Maricá
Maricá capital nacional do beach handball
Antes de mais nada, em julho, I Sul-Centro Americano de Beach Handball. De fato, serão seleções masculinas e femininas do Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Argentina e Equador. E elas se enfrentarão nas areias da praia da Barra de Maricá, a partir das 8 h do dia 11 a 14/7. Desse modo, Maricá será a capital nacional do beach handball. Uma mega estrutura vai receber as sete seleções sul-americanas femininas e masculinas para as disputas.
Esse é o I Campeonato Sul-Centro Americano de Beach Handball realizado pela Novo Beach Handball Brasil e pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer com o apoio da Confederação Brasileira de Handebol. O torneio tem entrada gratuita e a equipe campeã garante vaga para o I Jogos Mundiais de Praia deste ano. Semelhantemente, a equipe campeã garante vaga para o Campeonato Mundial de 2020.
Cronograma do evento
A seleção brasileira desembarca em Maricá às 20h deste sábado (29/06). A partir de então, começa sua preparação no Centro de Treinamento (CT) a ser instalado na praia de Ponta Negra. No local, também estão programadas algumas atividades voltadas para os alunos e os profissionais de educação física da cidade.
No dia 01/07 (segunda-feira), os atletas ministram uma oficina entre 10h30 e 15h para os alunos da rede municipal.
No dia 06/07 (sábado), é a vez dos profissionais se capacitarem em beach handball. A oportunidade é exclusiva para eles e acontece das 10h30 às 14h.
Entre os dias 02 e 05/07 das 9h30 às 11h30, atletas visitarão escolas municipais. As unidades ainda não foram divulgadas.
No domingo, dia 07/07, as seleções do Brasil, Chile, Equador recebem uma seleção carioca convidada para um amistoso. Sem dúvida que este momento promete atrair os olhares de moradores e visitantes para a praia de Itaipuaçu.
Em 09/07, já está confirmada uma oficina para os alunos dos projetos sócio desportivos, também ministrada pelos atletas no CT de Ponta Negra a partir das 14h30.
Novo Beach Handball Brasil
Acima de tudo, o Novo Beach Handball Brasil (NBHB) é uma associação de clubes que surgiu após um movimento de atletas da seleção brasileira de handebol de areia. Em 2017 e 2018, os jogadores precisaram fazer uma vaquinha em busca de recursos para participar de torneios internacionais, como o Mundial de Kazan, na Rússia. O sacrifício valeu à pena, já que o time masculino conquistou a medalha de ouro e o feminino a medalha de bronze.
Hoje a modalidade está sendo gerida com mais profissionalismo e transparência. A nova gestão da Confederação Brasileira de Handball e o Novo Beach Handball Brasil se uniram para elevar o esporte ao patamar que merece.
Enfim, veja também: Modalidades de canoagem: Esporte nas lagoas da cidade