situação de rua

Assistência Social faz trabalho diário de acolhimento a pessoas em situação de rua

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura oferece espaços com alimentação, higiene pessoal e dormitório para garantir dignidade e reinseri-los ao convívio familiar e comunitário

O aumento de habitantes em Maricá – 54% em dez anos chegando a 197.300 pessoas segundo dados de 2022 do IBGE – fez crescer também a população em situação de rua. Diante desse quadro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza um trabalho diário com equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) nas ruas e essas pessoas têm à disposição dois equipamentos socioassistenciais: o Centro Pop e as casas de acolhimento nos bairros Araçatiba e Mumbuca.

São realizadas intervenções com técnicos e agentes para promover um trabalho humanizado conforme as normativas do Sistema Único de Assistência Social, contribuindo para a construção de novos projetos de vida.

“A escolha dessas pessoas que estão nas ruas é respeitada. Muitos vieram em busca de trabalho, perderam os elos familiares e não tem onde ficar. A gente faz esse trabalho de acolhimento, oferecendo opções para saírem das ruas, mas não podemos obriga-los. É feita é de reinserção familiar e para que possam tirar documentos na busca de trabalho ou ter um local apropriado para higiene pessoal, alimentação digna e onde possam dormir”, destaca o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.

Um levantamento da Secretaria aponta que, nos últimos dois anos, 124 pessoas foram domiciliadas, 56 reinseridas às suas famílias, outras 28 voltaram à sua cidade de origem e 37 conseguiram empregos encaminhados pelos serviços da secretaria.

SEAS

É um trabalho de abordagem e busca ativa em todo o município (ruas, praças, comércios, rodoviárias, entre outros) para identificar pessoas em situação de rua, de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras violações de direitos. O público alvo são pessoas e famílias em risco social, que utilizam as áreas públicas como moradia. A sede fica na Rua Domício da Gama, próximo ao convento, no Centro. O serviço de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Centro Pop

No Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), as pessoas têm um espaço de convivência com atendimento técnico de assistentes sociais e psicólogos, higiene pessoal, guarda de pertences, encaminhamento para retirada de documentos, além de alimentação com café da manhã, almoço, lanche e jantar. A unidade funciona no Bairro da Amizade (Rua Davi Ferreira dos Santos, 112, próximo a creche municipal) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Casas de Acolhimento

O equipamento atende pessoas com vínculos familiares e comunitários rompidos, garantindo proteção e acompanhamento integral. O público alvo são homens e mulheres adultos, de 18 a 59 anos, em situação de rua. Desde dezembro, a Secretaria oferece o serviço de pernoite na unidade de Araçatiba, onde os usuários têm garantido o dormitório, banho e café da manhã. Atualmente, são 45 acessos diários.

A Casa de Acolhimento Ernani Gomes Duarte funciona em Araçatiba (Rua Tenente Coronel Aviador Paulo Roberto de Souza Machado, 18, quadra 159) e na Mumbuca (Rua Marcio Rangel Pereira, 112).

Foto: Bernardo Gomes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: