microcrédito para artesãos

Artesãos do RJ podem ter acesso a microcrédito

Compartilhe essa matéria:

Secretaria de Estado de Turismo e AgeRio lançam programa de financiamento para artesãos do RJ

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) lançam, nesta terça-feira (26/01), o ArtCred RJ; um programa inédito de financiamento para artesãos fluminenses. Os artesãos do RJ que têm a Carteira Nacional poderão adquirir um crédito de R$ 300 a R$ 21 mil. antes de mais nada, a taxa do financiamento é de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses; além disso, o crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

 

Para o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, o ArtCred RJ é uma oportunidade para os artesãos desenvolverem seus negócios, importante para o setor turístico.

 

É impossível pensar em turismo sem pensar em artesanato. Com o microcrédito, os artesãos poderão aumentar a sua produção e renda, gerando também desenvolvimento local; afirmou Gustavo Tutuca.

 

Para o presidente da AgeRio, André Vila Verde, o microcrédito fortalece o artesanato no Rio de Janeiro.

 

O Programa de Microcrédito da AgeRio tem as condições mais competitivas de todo o estado. Nosso objetivo é amparar a cadeia do artesanato por todo o Rio de Janeiro; e desse modo, além de superar as dificuldades geradas em virtude da pandemia, fortalecer e dinamizar as economias locais; gerando emprego e renda para as famílias fluminenses; disse o presidente.

 

No próximo dia 28, às 16h, a AgeRio irá promover uma palestra online para tirar dúvidas de como solicitar o crédito, pelo link http://www.agerio.com.br/palestra-microcredito-artesao.

Além disso, a Setur-RJ disponibiliza o telefone (21) 3803-9400 e o WhatsApp (21) 99489-4395 para esclarecimentos.

 

Artesãos do RJ,  veja os requisitos para ter acesso ao crédito

 

 

  • É necessário contar com o apoio de um avalista com renda comprovada e que, assim como o solicitante, tenha o nome sem restrições no SPC/Serasa. Ou é possível utilizar aval solidário; a saber, por meio da reunião de um grupo de 3 a 10 artesãos, que podem ser clientes e avalistas entre si.

 

 

Programa de artesanato

Enfim, coordenado pela Secretaria de Turismo, o Programa Estadual de Artesanato reconhece a atividade como geradora de desenvolvimento regional; ademais, como registro vivo da história local; assim, coloca em prática ações que visam o empreendedorismo. A iniciativa também identifica e mapeia a matéria-prima e técnica utilizadas pelos artesãos. A saber, já são 16.403 profissionais cadastrados e inseridos no Programa do Artesanato Brasileiro, do governo federal.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo – RJ

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: