A Prefeitura de Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) lançam o Maricá EduTech, programa de treinamento em tecnologias e métodos ágeis para gestão de projetos. A aula magna, aberta ao público, será na próxima semana (16/09), no auditório do Banco Mumbuca, às 15h. O treinamento é voltado para universitários e profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento. Nesta primeira fase, o programa conta com cursos introdutórios e, na segunda, prevista para 2023, com cursos profissionalizantes, como o de desenvolvedor. As inscrições para o Maricá EduTech estarão disponíveis na próxima semana. As aulas terão início em outubro, com duas turmas, com carga horária de 80 horas, cada uma com cem vagas. “O Maricá EduTech é uma iniciativa totalmente pertinente que vai tornar a cidade de Maricá um celeiro de profissionais de tecnologia da informação, criando condições e fortalecendo a possível existência de um ecossistema de startups fundadas na cidade. Além disso, a possibilidade de que seus cidadãos possam prestar serviços além de suas fronteiras, sem precisar emigrar para outras localidades, tendo em vista que a modalidade de prestação de serviço remota é totalmente conveniente para esta categoria de profissionais”, explica o presidente da Codemar, Olavo Noleto. O programa tem como público alvo moradores de Maricá que sejam estudantes universitários e/ou profissionais formados na área de tecnologia. As aulas remotas e presenciais vão abordar o universo da tecnologia, da programação e da gestão de projetos, de forma didática, com linguagem simples, conduzindo o participante na capacitação para desenvolvimento de softwares empresariais, aplicativos, games, realidade virtual e uma gama ilimitada de serviços. “Quando a gente fomenta o desenvolvimento econômico, procuramos colocar a economia da cidade nos setores de maior valor agregado. Estamos promovendo esse curso para que as pessoas entrem no mercado de tecnologia, até pelo incentivo que estamos dando para a instalação de um setor tecnológico de ponta na cidade. Esse curso procura capacitar as pessoas para que elas, em primeiro lugar, entrem no mercado de trabalho, além de criar aqui em Maricá uma massa de trabalhadores qualificados para que empresas de tecnologias venham e tenham aqui mão de obra qualificada”, ressaltou o superintendente da Diretoria de Planejamento da Codemar, Danilo Pitarello. Mão de obra qualificada Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), estima-se que o mercado precisará de 420 mil profissionais até 2024. “Então, não é convocar profissionais qualificados de fora, para os futuros empreendimentos, é qualificar os próprios munícipes para que eles sejam os atores dessa política de desenvolvimento. Além de qualificar para o mercado de trabalho, o objetivo do EduTech visa o ganho a longo prazo”, enalteceu Pitarello.

Art&Bier estreia na Orla do Parque Nanci com cervejas artesanais, shows, artesanato e gastronomia

Compartilhe essa matéria:

Art&Bier na Orla do Parque Nanci

A 5ª edição do Festival Art&Bier começou na quinta-feira (08/09) na Orla do Parque Nanci, reunindo quatro cervejarias artesanais da cidade, diversas opções gastronômicas, artesanato e shows do cantor Arton Arraes e da banda Bloody Mary, que agitaram o público com muito pop e rock. Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o evento vai até domingo (11/09).

 

Nesta edição, a novidade é o lançamento do projeto Rua e Sabor, cujo objetivo é ampliar o trabalho dos especialistas em comida de rua que irão integrar, no futuro, o circuito com o mesmo nome. O projeto Rua e Sabor prevê consultoria, capacitação, treinamento e orientações diversas para a participação nos eventos promovidos pela Prefeitura, além de questões de higiene e vigilância sanitária e toda a programação visual voltada para esse circuito previsto para 2023.

 

“Nosso objetivo é mostrar esses novos espaços aos turistas para fazer com que eles retornem depois e movimentar os espaços para que os próprios moradores participem. Este é um evento que circula pela cidade e, atualmente, estamos valorizando nosso polo cervejeiro com as quatro marcas que atuam em nosso município, além do projeto Rua e Sabor, a Feirarte e os comerciantes locais. Na 5° edição estamos trazendo artistas de outros municípios para variar e diversificar os shows”, disse o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

 

Para a moradora do Parque Nanci, Gilsara Grijo, 67 anos, o evento traz alegria para a Orla do Parque Nanci.

 

“É muito bom ver esses eventos aqui na orla do Parque Nanci. Hoje é o meu aniversário, uma data que é sempre especial pra mim e estou extremamente feliz em estar aqui comemorando na cidade que escolhi para morar. Uma comemoração com ótimos shows que eu assisti sem sair de casa”, disse.

 

Morador de Maricá, o artista Neblina disse que esta edição mostra a boa aceitação pelo público do festival. “Estou adorando esses eventos e a visibilidade que a Prefeitura tem dado para nós artistas.  Amando cada edição do Art&Bier e as cervejarias locais”, comentou.

Programação dos shows

Dia 09- sexta-feira
18h – Banda Dona Velha
21h – Banda Thunderock

Dia 30- sábado
16h – Jorginho Doug
19h – Rose Lima
21h – Banda Digital

Dia 31- domingo
16h – Banda Amákina
19h – Guto Pinaud
21h – Banda Faixa Etária

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: