Agosto Dourado é celebrado com roda de conversa e homenagens no Centro Materno Infantil

Compartilhe essa matéria:

Evento do mês de apoio e incentivo à amamentação reuniu mulheres acompanhadas pelo espaço, profissionais e gestores, com foco na conscientização

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (30/08) uma ação do Agosto Dourado no Centro Materno Infantil, no Centro, marcando o mês de incentivo ao aleitamento materno no local. A atividade contou com roda de conversa realizada por profissionais do espaço, abordando a importância da amamentação exclusiva até, pelo menos, os seis meses dos bebês, além de café da manhã coletivo, sorteio de brindes e entrega de certificados de solidariedade às mulheres que doam leite materno.

Na atividade, também foi falado sobre o papel das consultas de puerpério, formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), métodos contraceptivos e o papel fundamental de hábitos alimentares saudáveis. O encontro teve a presença de mulheres acompanhadas pela sala de apoio à amamentação e coleta de leite materno, profissionais do Centro Materno Infantil, gestores da área da Saúde e da primeira-dama de Maricá, Rosana Horta.

Durante a ação, Karina Oliveira, enfermeira e responsável pela sala de apoio à amamentação e coleta de leite materno, destacou o papel do aleitamento materno e o suporte oferecido no município.

“Para marcar o Agosto Dourado, convidamos as mães acompanhadas para mostrar a importância do ato de doar o leite materno, algo que salva a vida de muitos bebês. A sala de apoio à amamentação está à disposição, realizando todas as orientações nesse processo e a coleta do leite das doadoras, fazendo a diferença para a saúde”, afirmou.

Andrezza Mourão, de 27 anos, foi uma das mulheres que participaram da ação. A mãe da pequena Ana Helena, de 2 meses, pontuou o papel do evento para dialogar e conscientizar sobre o papel da amamentação.

“Achei esse evento muito importante, conhecendo mães que também são doadoras e outras experiências, principalmente por falarmos mais sobre o aleitamento materno. Contamos com todo o acolhimento das profissionais da sala de amamentação e, com a minha doação, evito o desperdício e ajudo outros bebês, já que muitas mães não produzem leite. Poder dividir também é uma forma de amor”, concluiu.

Sala de apoio à amamentação faz a diferença na cidade

O município conta com uma sala de apoio à amamentação e coleta de leite materno, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Materno Infantil, localizado na Rua Clímaco Pereira, 375, no Centro. No local, é oferecida consultoria e orientações diversas às mulheres com dúvidas ou dificuldades relacionadas ao processo de amamentação, contribuindo para o bem-estar das mães e bebês.

Além disso, a equipe do serviço realiza a coleta do leite materno de forma domiciliar, a partir do agendamento prévio através de mensagem pelo WhatsApp (21) 2637-3395. Atualmente, cerca de 30 mulheres são acompanhadas por esse serviço. O leite coletado é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, que direciona o leite para bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTI neonatal, que não podem ser alimentados pelas mães.

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: