Ação do Agosto Dourado mobilizou dezenas de pessoas na Praça Orlando de Barros Pimentel

Compartilhe essa matéria:

Evento de incentivo à amamentação contou com tendas temáticas e informativas, alongamento, peça teatral e rodas de conversa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (19/08) a ação principal do Agosto Dourado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, marcando o mês de apoio e estímulo ao aleitamento materno na cidade. A atividade reuniu dezenas de gestantes, puérperas, profissionais de saúde e a população em geral, que puderam visitar tendas informativas sobre direitos da gestante, planejamento reprodutivo, aleitamento e alimentação saudável, saúde emocional e doação de leite, além de combate ao tabagismo.

O dia de dinâmicas pela saúde de mães e bebês também contou com alongamento, massagem, peça teatral de conscientização sobre os direitos da gestante, exposição de fotos de um momento dedicado à importância da amamentação.

Para Ana Christina Escrivães, da coordenação da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente de Maricá, as ações oferecidas promovem o aleitamento e incentivam mudanças sociais nessa área.

“O evento integrou várias atividades para estimular a amamentação, representando a mobilização mundial do Agosto Dourado. O aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até, pelo menos, os seis meses de vida do bebê e esse dia foi uma forma de fortalecer essa prática, pensando também em novas estratégias. Com isso, fortalecemos a saúde e o vínculo entre mãe e bebê, o que é essencial”, garantiu.

Sabrina Nascimento dos Anjos, de 38 anos, foi uma das gestantes que participou da ação de mobilização. Ela aprovou a iniciativa e ressaltou os aprendizados obtidos.

“Sou atendida na Unidade de Saúde da Família Santa Rita e achei esse evento muito importante. Como gestante, pude aprender mais sobre o leite materno como alimento para o bebê e seu papel para o crescimento saudável. A ação foi muito boa e indico para todas as mães a participação no Agosto Dourado”, afirmou.

Apoio à amamentação continua em Maricá

O Agosto Dourado segue nas Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, com ações descentralizadas voltadas às mulheres cadastradas, grupos de gestantes e rodas de conversa.  Nesta quarta-feira (23/08), às 14h30, a USF Inoã 1 realizará uma ação de apoio ao aleitamento materno para as usuárias da unidade. Além disso, nas redes sociais da prefeitura, seguem em veiculação diversos materiais multimídia sobre o mês de mobilização, com o tema “Trabalho e amamentação: alimente esse cuidado”.

Lembrando que o município conta com uma sala de apoio à amamentação e coleta de leite materno, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Materno Infantil (Rua Clímaco Pereira, 375, no Centro). No espaço, as mulheres recebem orientações e podem esclarecer dúvidas relacionadas à amamentação. A equipe do serviço também realiza a coleta domiciliar do leite materno, que é agendada por mensagem no WhatsApp (21) 2637-3395.

O leite materno coletado na cidade é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, que é o responsável por direcionar o leite para bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTI neonatal.

Foto: Liz Peres

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: